Pular para o conteúdo principal

Especialistas analisam legado de Bento XVI para a Igreja Católica; enterro será nesta quinta-feira

Ontem, terça-feira (03) pelo segundo dia seguido fiéis fizeram filas para prestar suas últimas homenagens ao Papa Emérito Bento XVI. Apesar da movimentação intensa, o volume de pessoas é bem menor em comparação ao que foi a comoção na morte de João Paulo II.

O corpo de Joseph Ratzinger permanece à disposição para a despedida dos fiéis na Basílica de São Pedro até esta quarta-feira (04).

Na quinta (05), o Papa Francisco preside a cerimônia solene do enterro com a presença de várias autoridades. Em entrevista à Jovem Pan News, o professor de relações internacionais, Carlos Cauti, disse que Bento XVI era um filósofo extremamente refinado e erudito, o que talvez tenha feito com que o pontífice fosse incompreendido.


“Foi um ilustre teólogo e um fino filósofo. Ele foi um dos papas que levaram a uma certa renovação da Igreja Católica. Muitas vezes suas passagens não eram compreendidas, por uma mídia que não está preparada para receber essas mensagens, que algumas vezes foram distorcidas”, analisou o professor.

Cauti também relembrou os motivos pelos quais Bento XVI renunciou: Ausência de forças para enfrentar escândalos em um momento difícil para a Igreja Católica, com o pedido de perdão por décadas de abusos sexuais de religiosos em vários países.

O também professor de relações internacionais Alexandre Pires analisou que a baixa popularidade de Bento XVI está mais relacionada ao fato de que o religioso estava há 10 anos afastado da vida pública, do que com a falta de carisma apontada por alguns: “O Bento XVI representou um momento de uma linha mais conservadora na Igreja. E também de reaproximação com outras denominações, principalmente a luterana, porque ele era alemão. Ele é um papa que fez uma conciliação forte, mas reafirmando a importância da doutrina, dos dogmas e da igreja. Ele era um acadêmico, mas um acadêmico no sentido catequético, na ideia de difundir os princípios do cristianismo”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...