Pular para o conteúdo principal

NASA premia tecnologia criada por brasileiros para detectar vazamento de petróleo no mar

Uma tecnologia voltada a identificar vazamento de óleo nos oceanos foi premiada pela Nasa. A solução foi desenvolvida por empreendedores e cientistas brasileiros, que formaram uma das equipes vencedoras do hackathon NASA SpaceApps Challenge, de 2019, que reuniu mais de 29 mil participantes de 71 países e cerca de 2 mil projetos desenvolvidos.

A competição anual reúne artistas, cientistas, engenheiros e programadores do mundo todo para incentivar a criação de soluções inovadoras com dados da Nasa para desafios na Terra e no espaço. A cerimônia de premiação, que foi adiada por conta da pandemia, aconteceu na sede da agência espacial americana nos dias 15 e 16 de março em Washington DC, nos Estados Unidos.

Formada pelo programador e empreendedor Felipe Ribeiro Tanso, pelo analista e desenvolvedor Ariel Betti, pela UX designer Joana Ritter e pelos cientistas Ricardo Ramos e Eduardo Ritter, a equipe paulista “Massa” venceu a categoria “Impacto Galático”, que reconhece a solução com maior potencial de impacto para melhorar a vida na Terra com base nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas).

Vazamento de óleo no nordeste

A ideia de desenvolver o “Poseidon” surgiu a partir do vazamento de óleo em 2019 que afetou cerca de 2.200 quilômetros de extensão do litoral nordeste brasileiro. O derramamento atingiu mais de mil localidades naquele ano e se tornou um dos maiores desastres ambientais do país.

“O nosso objetivo com a solução foi buscar minimizar os impactos ambientais e socioeconômicos que um desastre desse pode provocar nas regiões afetadas”, explica Felipe Tanso, fundador da SkyFix Soluções Interativas e um dos criadores do projeto. “Para isso, a tecnologia fornece informações aos órgãos de fiscalização para que tomem as providências com maior agilidade e precisão.”


A solução funciona como um API, ou Application Programming Interface, que em português quer dizer Interface de Programação de Aplicações. Trata-se de um conjunto de funções e procedimentos que permitem a integração de sistemas, permitindo a reutilização das suas funcionalidades por outras aplicações ou software. Com isso, a tecnologia “Poseidon” criada pela equipe pode ser consultada por governos e terceiros para detectar derramamentos de óleo no oceano, analisando imagens de satélite usando inteligência artificial e modelo de aprendizado profundo. Com a identificação precoce, é possível oferecer menor tempo de resposta e medidas mais ágeis para minimizar os impactos ambientais e socioeconômicos.

Premiação

Os vencedores foram convidados em 2020 para conhecer o NASA Kennedy Space Center, no estado da Flórida, nos Estados Unidos, para uma apresentação dos projetos. Entretanto, a cerimônia teve de ser adiada por conta da pandemia de coronavírus. Este ano, a equipe de cientistas brasileiros foi convidada para conhecer a sede da agência espacial americana em Washington DC. O encontro aconteceu nos dias 15 e 16 de março com a apresentação das equipes vencedoras. “Receber um convite oficial da Nasa para conhecer suas instalações é um dos maiores sonhos que eu poderia realizar”, diz Felipe Ribeiro Tanso.

Em 2021, Tanso e Ricardo Ramos quase conquistaram o bicampeonato mundial da Nasa, quando foram finalistas do NASA SpaceApps Challenge. Eles receberam menção honrosa na competição com o projeto “ARTAI”. A solução desenvolvida pelos pesquisadores usa inteligência artificial para recriar traços artísticos tanto de artistas como Van Gogh, Michelangelo e Tarsila do Amaral, como de qualquer outra pessoa. A proposta do projeto é imaginar como seriam retratadas as missões espaciais por essas pessoas.


Saiba mais sobre o Projeto Poseidon.

Fonte: CicloVivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...