Pular para o conteúdo principal

Lula bate martelo sobre Cristiano Zanin, para indicação ao STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve sacramentar, nas próximas horas, a indicação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal.

Segundo apurou o blog, a expectativa é a de que Lula envie uma mensagem ao Congresso o quanto antes, possivelmente nesta quinta-feira (1º).

O indicado de Lula ainda precisará ser sabatinado pelo Senado e ter seu nome aprovado pela casa.

Cristiano Zanin é advogado há mais de duas décadas, e se notabilizou por defender Lula nos processos penais da operação Lava Jato desde 2013. O presidente chegou a ser condenado e preso, mas teve as condenações anuladas pelo Supremo Tribunal Federal após recursos assinados por ele.


Na segunda-feira (29), Lula evitou dar declarações sobre quando indicaria o novo ministro. Questionado se faria a indicação nesta semana, o petista afirmou: "Isso é uma coisa tão minha que eu não quero repartir com ninguém".

Em março deste ano, Lula afirmou que o indicado deverá ser uma pessoa "competente do ponto de vista jurídico" e que respeite a Constituição.

Na ocasião, o presidente afirmou também não ter "compromisso oficial com ninguém".

Senado terá de dar aval

O nome a ser escolhido por Lula será enviado ao Senado e deverá passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

O indicado precisa ser aprovado pelo colegiado e pelo plenário do Senado para, só então, o STF definir a data da posse do novo ministro.

*Com informações do G1



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Caminhão de Balas do Papai Noel reforça campanha para manter tradição de mais de 40 anos em Conchal

De adolescente empreendedora a destaque regional: a jornada de Ana Júlia, do Delícias da Naju

Hormônio do tecido adiposo protege células e reverte danos da obesidade, diz estudo - Descoberta feita por pesquisadores do Instituto de Química da USP faz molécula despontar como potencial alvo terapêutico

Trio que torturou e matou Silvinho Ferreira em Conchal é condenado a 30 anos de prisão