“Mesmo com vice negra, somos oprimidas”, diz escritora colombiana - Jornalista Edna Liliana Valencia lança o livro O Racismo e Eu Pular para o conteúdo principal



Clique na imagem e fale com a gente!

“Mesmo com vice negra, somos oprimidas”, diz escritora colombiana - Jornalista Edna Liliana Valencia lança o livro O Racismo e Eu


A escritora e jornalista colombiana Edna Liliana Valencia, de 37 anos de idade, apresentou, no último fim de semana, no Festival Latinidades, em Brasília, o seu recém-lançado livro El Racismo Y Yo (O Racismo e Eu).

Além de escritora, Edna atua como responsável pelo setor de imprensa da vice-presidência da Colômbia. Inclusive, a vice-presidente é uma mulher negra, Francia Márquez.

“Temos uma vice-presidente rural, negra e mulher (...). Mesmo estando no poder ou tendo nele uma representação histórica, continuamos sendo violentadas, oprimidas, discriminadas, excluídas, marginalizadas e assassinadas impunemente”, denuncia.

Vivências

 O “eu” do título do livro de Edna tem relação com o fato que ela mergulhou em vivências discriminatórias que enfrentou ao longo da vida, mas também busca esmiuçar impactos do racismo (que é diário) na vida  de outras mulheres negras. Edna foi reconhecida na Colômbia como âncora do canal France 24.

Em relação a sua vivência, a escritora explica que desde criança verificou que seria necessário desconstruir padrões estéticos que recebia em que o conceito de beleza seria associado à imagem de pessoas brancas que os colombianos recebiam da Europa.

Depois, como jornalista, entendeu que sua missão deveria ser de conscientizar colegas, pessoas entrevistadas e também o público sobre violências explícitas e sutis. “O racismo acaba se manifestando por meio até de sutil condescendência, subordinação, estereótipos e falta de empatia”, afirma em entrevista à Agência Brasil.

Legislação evoluiu, mas…

A jornalista considera que a legislação na Colômbia e no restante da América Latina tem evoluído para reduzir a vulnerabilidade de mulheres negras, mas que ainda não tem sido o suficiente.

“Da mesma forma, existem ferramentas institucionais e organizacionais que contribuem para a luta, mas ainda estamos longe de garantir direitos para a maioria de nós”, enfatiza.

Ela diz que o racismo no ambiente jornalístico é tão comum como em qualquer outro espaço profissional. um retrato do racismo estrutural marcante das Américas.

A escritora entende que o sistema racista é dominante nas sociedades atuais. “Os sistemas racista e patriarcal são globais”, assinala.

Para ela, o papel da mídia é o de denunciar e educar diariamente e ser efetivamente antirracista. “A mídia deve nos ensinar a desaprender os paradigmas de discriminação que aprendemos com a educação tradicional”, garante.

Entrevista

Confira abaixo trechos da entrevista que a escritora concedeu à Agência Brasil.

Agência Brasil - Gostaria de saber o quão autobiográfico e jornalístico é o seu livro. Esses elementos são misturados?

Edna Liliana Valencia - De fato, meu livro Racismo e Eu traz uma mistura entre elementos autobiográficos, periódicos, narrativos e poéticos. Devo dizer que não é uma biografia propriamente dita porque não se trata de contar detalhes da minha vida.

Ao contrário, trata-se de relatar episódios específicos da minha vida com o objetivo de lançar luz sobre os impactos do racismo na vida das mulheres negras sob diferentes pontos de vista.

Quanto à parte jornalística, inclui artigos, entrevistas e referências históricas que sustentam a narrativa e aportam diferentes vozes ao texto. E os poemas que se intercalam com os diferentes capítulos são o toque artístico deste livro que é muito informativo e muito fácil de ler.

Agência Brasil - Como jornalista, você já enfrentou racismo em sua carreira? Com colegas ou com fontes?

Edna Liliana Valencia - Diariamente. O racismo está presente no exercício jornalístico tanto quanto em qualquer outra área do conhecimento. Meus colegas jornalistas muitas vezes, consciente ou inconscientemente, deixam escapar expressões racistas. Inclusive, reproduzem essas expressões nas reportagens que colocam no ar ou nas redações. Ainda mais quando normalmente tenho sido a única ou uma das poucas jornalistas afro nas mídias em que atuei, o que também demonstra um racismo estrutural ainda mais denso do que o racismo cotidiano. O mesmo vale para fontes e audiências. Mesmo na atribuição de tópicos e funções. O racismo acaba se manifestando por meio até de sutil condescendência, subordinação, estereótipos e falta de empatia.

Agência Brasil - Qual é a situação atual das mulheres negras em Bogotá e na Colômbia em geral? Elas são mais vulneráveis ​​do que as mulheres brancas?

Edna Liliana Valencia - Claro, as mulheres afro-colombianas continuam vulneráveis ​​em comparação com as mulheres brancas e qualquer outro sujeito sociopolítico. É uma realidade impossível de mudar hoje onde nossas vidas continuam sendo impactadas por um sistema racista que domina tudo. Temos hoje uma vice-presidente rural, negra e mulher e vários ministros afro-colombianos e outras irmãs no congresso da República, o país está demonstrando com força o quão racista e violento pode ser. Mesmo estando no poder ou tendo nele uma representação histórica, continuamos sendo violentados, oprimidos, discriminados, excluídos, marginalizados e assassinados impunemente.

Agência Brasil - A legislação na Colômbia evoluiu para proteger as mulheres negras?

Edna Liliana Valencia - Não podemos negar que, hoje, temos ferramentas que antes não tínhamos. Existe a lei antidiscriminação (número 1482 do ano de 2011) que deveria nos proteger tanto pelo fator racial quanto pelo fator patriarcal. Existem também outras leis contra feminicídio e maus-tratos. Da mesma forma, existem ferramentas institucionais e organizacionais que contribuem para a luta, mas ainda estamos longe de garantir direitos para a maioria de nós.

Agência Brasil -  Como foi o processo de escrita do seu livro? Quanto tempo levou?

Edna Liliana Valencia - Foi um processo muito eclético, aconteceu em partes às vezes e como um todo em outras. A primeira coisa que ficou pronta e registrada do livro foram os poemas. No entanto, eles não são todos da mesma época. Algumas poesias foram escritas há muitos anos, quando tinha 14 anos ou outras quando tinha 25. Outras escrevi especificamente para o livro e até houve algumas que ficaram de fora e isso me deixa muito triste. Espero publicá-los em livros futuros.

Agência Brasil - Você entende que os desafios das mulheres negras na Colômbia, no Brasil e na América Latina são semelhantes?

Edna Liliana Valencia - Sem dúvida são semelhantes, mesmo em diferentes países africanos e em contextos diaspóricos do norte global, as mulheres interseccionais vivenciam realidades muito semelhantes. E é óbvio porque o sistema racista e o sistema patriarcal são globais. No entanto, também existem condições particulares em cada país e em cada região. Tampouco seria saudável homogeneizar e perder de vista as histórias nacionais passadas e presentes (de cada país).

Agência Brasil - Qual é o papel dos jornalistas e da mídia na luta contra o racismo?

Edna Liliana Valencia - Tornar visível, representar, denunciar, educar, relacionar. Ser a memória viva do movimento antirracista interseccional afrofeminista. Nosso papel é essencial para o desenvolvimento dessa transformação tão necessária da sociedade global. A mídia deve nos ensinar a desaprender os paradigmas de discriminação que aprendemos com a educação tradicional. No entanto, devo dizer que estamos longe dessa realidade. Embora existam cada vez mais meios de comunicação feministas, a mídia tradicional ainda é mais nossa inimiga do que nossa amiga. Eles ainda não têm consciência (diretores e funcionários) do importante papel que têm nesse momento histórico, por isso, conscientizar também faz parte da nossa missão.

*Agência Brasil



A Minha Rádio é Massa!


Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal
CLIQUE NA FOTO PARA ACESSAR TABELA DE HORÁRIOS

Leia também

Tentativa de Roubo em Conchal Termina com Vítima Baleada: Criminosos Continuam Foragidos

Na noite de quarta-feira (29), um homem de 59 anos se tornou vítima de uma tentativa de roubo que resultou em um disparo de arma de fogo, no bairro Conchal Velho, área rural do município de Conchal. De acordo com relatos da vítima aos Guardas Civis Municipais (GCMs) que responderam à ocorrência, a tentativa de roubo ocorreu em sua residência, quando, por volta de 21h, indivíduos desconhecidos tentaram arrombar a porta da cozinha da casa. O homem, que estava sozinho no momento do incidente, percebeu a ação dos bandidos ao escutar barulhos suspeitos. Confrontando os invasores, a vítima iniciou uma tentativa de dissuasão, gritando para assustar os criminosos que persistentemente chutavam a porta e exigiam sua abertura. Contudo, mesmo com a reação do morador, os bandidos conseguiram criar uma abertura na porta. Foi neste momento que um disparo de arma de fogo foi ouvido pela vítima, que imediatamente percebeu ter sido atingido. Os criminosos empreenderam fuga após o disparo, d

Polícia Civil Estoura Apartamento Bomba que Alimentava Pontos de Tráfico no Bela Vista em Conchal

Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Civil de Conchal realizou uma operação bem-sucedida ao estourar um "apartamento bomba" nos predinhos do bairro Sol Nascente. Esses imóveis, (Bomba) termo utilizado pela polícia para identificar locais de armazenamento e preparo de ilícitos para venda, têm se tornado alvo frequente das autoridades no combate ao tráfico de drogas. De acordo com informações registradas no boletim de ocorrência, o apartamento em questão alimentava pontos de venda de drogas no campo de futebol localizado no Jardim Bela Vista. A ação ocorreu durante diligências para cumprimento de mandado de prisão no bairro Sol Nascente, onde a polícia recebeu denúncias sobre o imóvel, no prédio azul, indicando a presença de grande quantidade de drogas. Ao se aproximarem do local, os policiais visualizaram um adolescente conhecido por envolvimento em roubo e tráfico de drogas, que, ao perceber a chegada das autoridades, evadiu-se para uma área de mata próxima aos pr

Polícia Civil de Conchal recupera moto roubada e prende suspeito por receptação – Veículo foi roubado em Araras onde criminosos fizeram família refém

Na manhã desta terça-feira (28), a Polícia Civil de Conchal realizou uma operação que resultou na recuperação de uma motocicleta roubada e na prisão de um jovem de 18 anos por suspeita de receptação. O veículo, uma BMW GS310 de cor branca, roubada em um assalto ocorrido no dia 25 de novembro, em Araras, onde criminosos fizeram uma família refém. A ação policial teve início após a delegacia de Conchal receber informações sobre a possível localização da motocicleta em uma residência próxima à Praça Lions, no centro da cidade. Ao se dirigirem ao local, os policiais puderam visualizar a moto no corredor da casa indicada pelo denunciante. Ao abordarem uma moradora da residência, ela informou que a motocicleta pertencia ao seu irmão, que não estava naquele momento no local. Apesar da ausência de emplacamento, a identificação por meio dos números de chassi e motor confirmou que se tratava do veículo roubado em Araras. O suspeito, posteriormente foi localizado e detido na Rua dos A

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tentativa de Roubo Próximo ao Hospital da UNIMED em Araras (SP) – Bandido atirou contra a vítima

  Uma tentativa de roubo aconteceu na noite de terça-feira (28),  na Avenida José Marques da Silva, em frente ao Hospital da UNIMED, em Araras (SP). A vítima, cuja identidade não foi revelada, estava com seu veículo estacionado quando foi abordada por um criminoso armado. Os policiais militares cabo Marcos Antônio e soldado Athos responderam ao chamado, dirigindo-se ao local do incidente. Conforme as informações, o assaltante, descrito como magro, alto, vestindo uma blusa de moletom com capuz na cor branca, aproximou-se do veículo da vítima e bateu no vidro, anunciando o assalto com uma pistola em mãos. A vítima recusou-se a abrir a porta do veículo. Diante da recusa, o criminoso efetuou um disparo em direção à vítima, resultando na quebra do vidro, porém, felizmente, sem atingir o motorista. Após o ato, o assaltante empreendeu fuga, correndo no sentido do Jardim Fátima. A ocorrência foi registrada no plantão da Central de Polícia Judiciária, e agora as autoridades es

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?
Clique na imagem e nos envie o seu nome e idade

VEJA TAMBÉM

Tentativa de Roubo em Conchal Termina com Vítima Baleada: Criminosos Continuam Foragidos

Na noite de quarta-feira (29), um homem de 59 anos se tornou vítima de uma tentativa de roubo que resultou em um disparo de arma de fogo, no bairro Conchal Velho, área rural do município de Conchal. De acordo com relatos da vítima aos Guardas Civis Municipais (GCMs) que responderam à ocorrência, a tentativa de roubo ocorreu em sua residência, quando, por volta de 21h, indivíduos desconhecidos tentaram arrombar a porta da cozinha da casa. O homem, que estava sozinho no momento do incidente, percebeu a ação dos bandidos ao escutar barulhos suspeitos. Confrontando os invasores, a vítima iniciou uma tentativa de dissuasão, gritando para assustar os criminosos que persistentemente chutavam a porta e exigiam sua abertura. Contudo, mesmo com a reação do morador, os bandidos conseguiram criar uma abertura na porta. Foi neste momento que um disparo de arma de fogo foi ouvido pela vítima, que imediatamente percebeu ter sido atingido. Os criminosos empreenderam fuga após o disparo, d

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Homem encontrado sem vida em posto de combustível desativado em Conchal é identificado pela polícia

  Na manhã desta sexta-feira (03), um homem foi encontrado sem vida em um posto de combustível desativado localizado na Rua João Pessoa, no bairro Santa Rita, em Conchal (SP). A vítima foi identificada como Aparecido Benedito Dias Payão, 66 anos de idade. Seu corpo foi encontrado por um transeunte que passava nas proximidades do posto de combustível. Após a descoberta, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamada para prestar socorro, mas infelizmente, após procedimentos, constatou-se a ausência de sinais vitais na vítima. A Polícia Militar atendeu à ocorrência, isolando a área para preservar quaisquer provas e evidências. A Guarda Civil Municipal também compareceu no local. Posteriormente, a Polícia Civil e a Polícia Científica foram acionadas para iniciar a investigação sobre as circunstâncias da morte. De acordo com informações contidas no Boletim de Ocorrência, Aparecido, aparentemente vivia em situação de rua, e não apresentava sinais eviden

Ataque a Carro-Forte em Cosmópolis: Troca de Tiros, Feridos e Dinheiro Espalhado na Rodovia Zeferino Vaz

Na tarde desta segunda-feira (13), um ataque a um carro-forte na Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), deixou dois vigilantes feridos, veículo destruído e dinheiro espalhado pela estrada. O incidente ocorreu por volta das 16h24, no quilômetro 143, na pista norte, sentido Conchal, conforme informações da concessionária Rota das Bandeiras, responsável pela administração da rodovia. Uma quadrilha fortemente armada abordou o carro-forte, desencadeando uma intensa troca de tiros que resultou em dois vigilantes feridos com gravidade moderada. Com extrema violência, os criminosos explodiram o veículo blindado, que ficou completamente destruído e acabou pegando fogo. Dos quatro ocupantes do carro-forte, dois saíram ilesos, enquanto os outros dois foram feridos no confronto. As autoridades agiram rapidamente, com equipes da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal no local do crime. O Helicóptero Águia da PM foi acionado, oferecendo suporte no rastreamento da quadrilha. D

Postagens mais visitadas deste blog

Mãe que dançou funk de vestido transparente em festa da filha no RJ volta a viralizar com novo vídeo

A autônoma Brenna Azevedo, de 27 anos, voltou a viralizar nas redes sociais nesta quinta-feira. Em novo vídeo divulgado nas plataformas digitais, a a jovem aparece dançando funk e bebendo em cima de um carro. As imagens foram feitas na saída da festa de três anos da filha, no último sábado, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A gravação mostra Brenna com a mesma roupa de filmagens anteriores: um vestido longo transparente, que deixa à mostra os seios e a peça íntima usada por ela. A pernambucana se tornou alvo de críticas na internet depois de um vídeo, feito durante a comemoração do aniversário da criança, ter se tornado viral. A primeira filmagem mostra a mãe da garota empolgada, dançando funk até o chão. A dança, ao som do hit "Movimento da Sanfoninha", da cantora Anitta foi replicada em diversos perfis. Junto à repercussão, vieram também os ataques. Ao GLOBO , Brenna contou que deixou de levar a filha à escola por medo e relata ter recebido ameaças. — As

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for

Homem encontrado morto em casa abandonada em Conchal é identificado

A polícia conseguiu identificar o homem encontrado morto na manhã desta segunda-feira (24), em uma casa abandonada na rua Camilo Chagas, em Conchal, após ser descoberto por um grupo de crianças que brincava na região. As autoridades foram imediatamente acionadas e estão investigando o caso como homicídio. Silvio Ricardo Ferreira de Melo, 46 anos de idade, morador de Conchal, foi encontrado amarrado com as mãos para trás e com a boca amordaçada, apresentando múltiplos ferimentos.   Segundo relatos, crianças teriam entrado na casa abandonada, para brincar, mas foram surpreendidas ao depararem-se com o corpo da vítima. Até o momento, as autoridades não confirmaram a forma como a vítima foi morta.  O caso está sendo tratado com a devida seriedade e cautela pelas autoridades, que pedem a colaboração da população para fornecer qualquer informação que possa ajudar nas investigações. Ainda é cedo para apontar suspeitos ou motivações para o crime, e a polícia está em busca de

Crianças Encontram Homem Morto em Casa Abandonada em Conchal

  Atualizando: Homem encontrado morto em casa abandonada em Conchal é identificado: leia mais AQUI Um homem foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (24). em uma casa abandonada na rua Camilo Chagas, em Conchal, após ser descoberto por um grupo de crianças que brincava na região. As autoridades foram imediatamente acionadas e estão investigando o caso como homicídio. Segundo relatos, as crianças teriam entrado na casa abandonada, para se divertirem, mas foram surpreendidas ao depararem-se com o corpo da vítima. Rapidamente, a Guarda Civil Municipal foi acionada, seguida pela chegada de uma equipe da Polícia Científica, investigadores e o delegado de polícia civil de Conchal. O homem foi encontrado amarrado com as mãos para trás e com a boca amordaçada, apresentando múltiplos ferimentos. Até o momento, as autoridades não confirmaram a forma como a vítima foi morta. A cena do crime foi isolada e a perícia foi realizada no local para colher evidências que possam ajudar a

Mulher é espancada e tem cabelo cortado com faca após ser sequestrada por ex-namorado em Conchal - Crime aconteceu na madrugada desta terça-feira (17)

Uma mulher que não teve o nome e idade revelado pela polícia, foi vítima de sequestro pelo ex-namorado em Conchal, na madrugada desta terça-feira (17). De acordo com informações fornecidas pela polícia, a mulher foi levada para a casa do ex-namorado localizada no bairro Jardim Planalto, onde foi trancada e agredida durante toda a madrugada. O agressor utilizou uma faca para cortar os cabelos da vítima. A mulher conseguiu fugir do local e buscar por socorro no hospital Madre Vaninni, porém mesmo após ter conseguido fugir, continuou recebendo ameaças por mensagens do ex-namorado. Nesta manhã o Delegado de Polícia Titular de Conchal, Dr Luis Henrique Lima Pereira, tomou ciência dos fatos e determinou a busca do indivíduo no endereço onde o crime aconteceu. Policiais civis, com o apoio de agentes da Guarda Municipal de Conchal, que atuam na delegacia, lograram êxito em encontrar o elemento, que foi conduzido à delegacia. A faca utilizada pelo agressor foi encontrada e apreend

Homem é morto a facadas durante briga de casal em Conchal (SP) – Amasiada e enteada da vítima disseram terem cometido o crime, porém mãe nega participação da filha

Um homem morreu após receber golpes de faca em meio a uma briga de casal acontecido nas primeiras horas deste domingo (07), no bairro Sol Nascente em Conchal, SP. De acordo com o registro do boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de violência doméstica. Quando os policiais chegaram ao local, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), já prestava atendimento à vítima João Batista Martins Gomes, 34 anos de idade, que foi encaminhado ao hospital Madre Vannini, porém não resistiu aos ferimentos, indo a óbito. Enquanto os policiais aguardavam a chegada da polícia cientifica preservando o local onde o crime aconteceu, uma mulher de 24 anos de idade, enteada da vítima, teria se aproximado dos policiais e informado que seria ela a autora do homicídio. A autora que, ainda não teve o seu nome divulgado, disse que teria chegado na casa da mãe e presenciado uma briga entre o casal e, que, sua mãe segurava uma faca. Ao te

Policiais Civis de Conchal prendem suspeito de ter atirado e matado dois homens em lanchonete no município, na madrugada de 26 de dezembro

Policiais da delegacia de Polícia Civil de Conchal, prenderam na tarde desta terça-feira (10), o suspeito de ter cometido duplo homicídio na madrugada de 26 de dezembro, em uma lanchonete localizada no bairro Parque Industrial, em Conchal. Há dias a polícia estava monitorando o suspeito, caminhoneiro, de 40 anos de idade, que é morador do bairro Jardim Bela Vista, em Conchal. O nome do suspeito não foi informado pelos policiais. O suspeito havia ido para estado do Rio de Janeiro após o crime e, nesta terça-feira (10), foi preso quando retornava. Após investigação e solicitação da polícia civil junto ao poder judiciário, o mandado de prisão temporária foi expedido pela justiça.   A prisão foi realizada no município de Mogi Guaçu, próximo a churrascaria Chimarrão. O homem passou por exame de corpo de delito e foi conduzido à delegacia de polícia em Mogi Guaçu, onde foi interrogado. O suspeito preferiu permanecer em silêncio, dizendo apenas que não cometeu o homicídi

Incêndio em residência provoca morte de idoso em Conchal – Incidente aconteceu na noite desta quinta-feira (07)

Na noite desta quinta-feira (07) um incêndio atingiu uma residência na rua Alencar da Silva Lopes, no bairro Visconde de Indaiatuba, resultando na trágica morte de um idoso de aproximadamente 73 anos. As primeiras informações sobre o incidente indicam que o incêndio começou por volta das 18h, deixando a comunidade local em choque. A Guarda Municipal de Conchal, em colaboração com a Defesa Civil do município, foi imediatamente acionada para atender à ocorrência e conter as chamas que consumiam a casa. No entanto, apesar dos esforços das autoridades locais, o incêndio se mostrou de grande magnitude, tornando-se uma situação desafiadora para os bombeiros e socorristas. Infelizmente, o idoso que residia na casa não conseguiu escapar a tempo e perdeu a vida no local, vítima das chamas. Uma reviravolta ocorreu quando as autoridades detiveram o filho da vítima no local do incêndio. O homem, cuja identidade ainda não foi divulgada, foi detido pelos Guardas Municipais e está sendo

“A casa caiu”, disse homem apontado por roubo à residência no Jardim das Palmeiras em Conchal – Ação da Polícia Civil, PM e GCM resultou em prisão do indivíduo que já era procura da justiça e recuperou os bens das vítimas nesta quinta (27)

Uma ação realizada nesta quinta-feira (27), entre a Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal de Conchal, resultou na prisão de um indivíduo apontado como sendo um dos participantes pelo roubo acontecido na noite de quarta-feira (27), em uma residência no bairro Jardim das Palmeiras em Conchal. De acordo com informações registradas no boletim de ocorrência, pelo menos quatro indivíduos encapuzados teriam invadido a casa, feito os moradores reféns e roubado um carro, uma moto e diversos pertences das vítimas. Ainda, segundo os registros, os criminosos foram agressivos e estavam armados. Logo após o roubo, a Polícia Militar conseguiu localizar o veículo e, em seu interior, alguns pertences que haviam sido roubados. Na manhã desta quinta (27), a Guarda Civil Municipal conseguiu localizar a motocicleta.   A Polícia Civil descobriu que um dos autores do roubo seria Micael Nascimento, 19 anos de idade, que já constava com prisão preventiva em aberto, pelos crimes de