Pular para o conteúdo principal

Uso de fio dental pode reduzir risco de derrames, aponta pesquisa

Uma pesquisa feita pela Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, indica que a prática regular de usar fio dental pode estar associada a uma diminuição no risco de acidente vascular cerebral (AVC) e fibrilação atrial. O estudo, que envolveu 6.278 indivíduos, revelou que 65% dos participantes utilizavam fio dental ao menos uma vez por semana. Os resultados mostraram que essa prática está ligada a uma redução significativa nos riscos de problemas cardiovasculares.

Os dados apontam que aqueles que utilizam fio dental apresentam um risco 22% menor de sofrer um acidente vascular cerebral isquêmico. Além disso, o estudo identificou uma diminuição de 44% no risco de acidente vascular cerebral cardioembólico e uma redução de 12% na probabilidade de fibrilação atrial entre os usuários regulares do fio dental.

Entretanto, a pesquisa não encontrou evidências que relacionassem o uso do fio dental a acidentes vasculares cerebrais do tipo trombótico ou lacunar. Os pesquisadores destacam que a utilização do fio dental pode contribuir para a diminuição de infecções bucais e doenças gengivais, condições que estão associadas à inflamação, um conhecido fator de risco para derrames.

Além de adicionar o fio dental na rotina de higiene bucal, os especialistas ressaltam a importância de manter um estilo de vida saudável. Isso inclui o controle da pressão arterial e do colesterol, a manutenção de um peso adequado, a prática regular de atividades físicas, uma alimentação equilibrada e a garantia de um sono reparador.

*JP


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo é encontrado em área rural às margens da estrada Conchal–Martinho Prado

Condutores relatam risco em acessos de Conchal devido a mato alto às margens da SP-191 - A demanda foi formalmente encaminhada pelo F5 à concessionária responsável

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Estado de greve no Consórcio 8 de Abril: Secretaria de Saúde avalia impactos e descarta prejuízos aos serviços em Conchal

EUA lançam ataque à Venezuela; Trump afirma que Nicolás Maduro foi capturado