Pular para o conteúdo principal

Cia de Teatro Parafernália: Estudantes de Mogi Guaçu aprendem sobre Mobilidade Urbana em estreia de ‘Ir e Vir: Cidadão Vigilante’ - Projeto conta com o patrocínio da Renovias Concessionária e apoio do Ministério da Cultura


A Companhia de Teatro Parafernália deu início a mais uma etapa do projeto Caminhos em Cena com a estreia de “Ir e Vir: Cidadão Vigilante”, uma peça educativa que aborda mobilidade urbana e conscientização no trânsito. A apresentação inaugural ocorreu na última sexta-feira (14), na EMEF Profa. Iná Aparecida de Oliveira Marconi, em Mogi Guaçu (SP), e impactou quase 500 alunos do ensino fundamental. O projeto conta com o patrocínio da Renovias Concessionária e apoio do Ministério da Cultura.

A crescente movimentação no entorno da escola vinha sendo motivo de preocupação para a direção, tornando a iniciativa ainda mais relevante. "Ver a alegria das crianças, interagindo durante a peça e mostrando o quanto o teatro pode sensibilizar e educar, nos faz ter a certeza de que os alunos estão se divertindo e assimilando os aprendizados", celebrou Andréia Nunes, atriz e coordenadora executiva da Cia de Teatro Parafernália.


O espetáculo trouxe duas apresentações abordando educação no trânsito, cidadania, acessibilidade e sustentabilidade. Além disso, materiais educativos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU foram distribuídos entre os estudantes.

A direção da unidade também destacou a importância do evento. "O trânsito aumentou nos últimos anos e muitos dos nossos alunos vêm até a escola de bicicleta ou de transporte escolar. Essa temática, apresentada de forma dinâmica e próxima à realidade deles, com certeza ajuda na formação e no alcance desta importante mensagem", afirmou a diretora Jeyse Mazan Campana.

Durante as apresentações, os estudantes se identificaram com os personagens e absorveram conceitos essenciais. Isaac dos Santos de Oliveira (10 anos) disse ter aprendido que “não podemos usar o celular ao dirigir”, enquanto José Messias dos Santos de Oliveira (8 anos) destacou a importância de “tomar cuidado ao atravessar a rua”. Victoria Benigna Dias (10 anos) completou: “É preciso respeitar o semáforo”.


A professora Eliana Aparecida Daniel de Campos reforçou o impacto positivo da atividade: “Essa é a primeira vez que os alunos aprendem sobre mobilidade urbana por meio do teatro. A apresentação chegou na hora certa, e com certeza as crianças levarão esse aprendizado para suas famílias e a comunidade”.

Expansão do projeto

O projeto Caminhos em Cena seguirá até 2025, levando informação e teatro itinerante para aproximadamente 8 mil estudantes em 16 cidades do interior paulista. Após Mogi Guaçu, “Ir e Vir: Cidadão Vigilante” será apresentado em:

*Mogi Mirim (SP) – 27/03/2025, na Emeb Vereadora Terezinha

*São João da Boa Vista (SP) – 28/03/2025, na EMEB José Peres Castelhano

*Santo Antônio de Posse (SP) – 03/04/2025, no Centro Múltiplo do Idoso

*Itobi (SP) – 04/04/2025, na E.E. José Zilah Gonçalves dos Santos

*Mococa (SP) – 24/04/2025, no Teatro Municipal

*São José do Rio Pardo (SP) – 25/04/2025, na EMEB Zelia Maria Zanetti



Sobre a Cia de Teatro Parafernália

Com mais de 30 anos de história, a Cia de Teatro Parafernália se destaca por utilizar a arte como ferramenta de reflexão e conscientização social. Com sede em Mogi Guaçu, a companhia promove apresentações gratuitas em todo o Brasil, levando temas essenciais ao público infantojuvenil.

Sobre a Renovias

A Renovias administra uma malha viária de 345,6 km, conectando Campinas, o Circuito das Águas e o sul de Minas Gerais. A concessionária faz parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo e da Artesp, garantindo segurança e infraestrutura para os motoristas.

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

🌍 Projeto aplicado em Conchal ganha destaque internacional em conferência na Ásia sobre saúde e saneamento

Homem é preso por posse irregular de arma de fogo no bairro Bela Vista, em Conchal

Pedágio entre Conchal e Araras sobe para R$ 9,80; aumento é o maior da região em termos absolutos, com acréscimo de R$ 0,60

Municípios da Baixa Mogiana avançam em projeto conjunto para fortalecer o turismo regional