Pular para o conteúdo principal

Cia de Teatro Parafernália: Estudantes de Mogi Guaçu aprendem sobre Mobilidade Urbana em estreia de ‘Ir e Vir: Cidadão Vigilante’ - Projeto conta com o patrocínio da Renovias Concessionária e apoio do Ministério da Cultura


A Companhia de Teatro Parafernália deu início a mais uma etapa do projeto Caminhos em Cena com a estreia de “Ir e Vir: Cidadão Vigilante”, uma peça educativa que aborda mobilidade urbana e conscientização no trânsito. A apresentação inaugural ocorreu na última sexta-feira (14), na EMEF Profa. Iná Aparecida de Oliveira Marconi, em Mogi Guaçu (SP), e impactou quase 500 alunos do ensino fundamental. O projeto conta com o patrocínio da Renovias Concessionária e apoio do Ministério da Cultura.

A crescente movimentação no entorno da escola vinha sendo motivo de preocupação para a direção, tornando a iniciativa ainda mais relevante. "Ver a alegria das crianças, interagindo durante a peça e mostrando o quanto o teatro pode sensibilizar e educar, nos faz ter a certeza de que os alunos estão se divertindo e assimilando os aprendizados", celebrou Andréia Nunes, atriz e coordenadora executiva da Cia de Teatro Parafernália.


O espetáculo trouxe duas apresentações abordando educação no trânsito, cidadania, acessibilidade e sustentabilidade. Além disso, materiais educativos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU foram distribuídos entre os estudantes.

A direção da unidade também destacou a importância do evento. "O trânsito aumentou nos últimos anos e muitos dos nossos alunos vêm até a escola de bicicleta ou de transporte escolar. Essa temática, apresentada de forma dinâmica e próxima à realidade deles, com certeza ajuda na formação e no alcance desta importante mensagem", afirmou a diretora Jeyse Mazan Campana.

Durante as apresentações, os estudantes se identificaram com os personagens e absorveram conceitos essenciais. Isaac dos Santos de Oliveira (10 anos) disse ter aprendido que “não podemos usar o celular ao dirigir”, enquanto José Messias dos Santos de Oliveira (8 anos) destacou a importância de “tomar cuidado ao atravessar a rua”. Victoria Benigna Dias (10 anos) completou: “É preciso respeitar o semáforo”.


A professora Eliana Aparecida Daniel de Campos reforçou o impacto positivo da atividade: “Essa é a primeira vez que os alunos aprendem sobre mobilidade urbana por meio do teatro. A apresentação chegou na hora certa, e com certeza as crianças levarão esse aprendizado para suas famílias e a comunidade”.

Expansão do projeto

O projeto Caminhos em Cena seguirá até 2025, levando informação e teatro itinerante para aproximadamente 8 mil estudantes em 16 cidades do interior paulista. Após Mogi Guaçu, “Ir e Vir: Cidadão Vigilante” será apresentado em:

*Mogi Mirim (SP) – 27/03/2025, na Emeb Vereadora Terezinha

*São João da Boa Vista (SP) – 28/03/2025, na EMEB José Peres Castelhano

*Santo Antônio de Posse (SP) – 03/04/2025, no Centro Múltiplo do Idoso

*Itobi (SP) – 04/04/2025, na E.E. José Zilah Gonçalves dos Santos

*Mococa (SP) – 24/04/2025, no Teatro Municipal

*São José do Rio Pardo (SP) – 25/04/2025, na EMEB Zelia Maria Zanetti



Sobre a Cia de Teatro Parafernália

Com mais de 30 anos de história, a Cia de Teatro Parafernália se destaca por utilizar a arte como ferramenta de reflexão e conscientização social. Com sede em Mogi Guaçu, a companhia promove apresentações gratuitas em todo o Brasil, levando temas essenciais ao público infantojuvenil.

Sobre a Renovias

A Renovias administra uma malha viária de 345,6 km, conectando Campinas, o Circuito das Águas e o sul de Minas Gerais. A concessionária faz parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo e da Artesp, garantindo segurança e infraestrutura para os motoristas.

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...