Pular para o conteúdo principal

PROPINOSUCO - Justiça determina bloqueio de bens do ex-prefeito de Conchal, Valdeci Aparecido Lourenço e Angelica Miyuki Takahashi secretária do Conaaf


Valdeci diz que “judiciário foi induzido a erro 

Foto: Conchal e Noticias 

A decisão é do Juiz FELIPE GUINSANI e faz parte do processo de danos ao erário e enriquecimento ilícito, proveniente do caso de superfaturamento na compra de suco de laranja para merenda escolar (PROPINOSUCO).



“Inclua-se, no polo passivo, Angelica Miyuki Takahashi e Valdeci Aparecido Lourenço. Nos termos do pedido ministerial, defiro a extensão da ordem de indisponibilidade de bens aos novos integrantes da lide, nos termos da decisão de fls. 280/287”, diz na decisão.

Em abril deste ano (2019) a justiça já havia bloqueado os bens da presidente do Conaaf, Marcia AssakoTazoi Takashahi.





A determinação dos bloqueios de bens dos envolvidos no processo, teve “também” com embasamento, a gravação que teria acontecido durante uma reunião entre os representantes da Conaaf (Associação dos agricultores familiar) e representantes da prefeitura, (atual administração Vando Magnusson), que descobriram todo o esquema graças aos trabalhos da auditoria interna, criada em 2017 para apurar o rombo de 32 milhões deixados pela administração do ex-prefeito Valdeci Aparecido Lourenço.

Decisão do Juiz  


“Destaca-se que a gravação depositada em cartório, aproximadamente aos 8 minutos, confirma a existência de um "acordo verbal" entre o então Prefeito, Valdeci Aparecido Lourenço, e a associação demandada, para que as compras realizadas pela municipalidade fossem superfaturadas, fato este, que segundo o áudio trazido ao feito, era conhecido de Angelica, o que justifica, pelo menos em um juízo de cognição horizontal, a extensão do bloqueio. No mais, intime-se a União e o Ministério Público Federal, conforme requerido pelo representante do parquet às fls. 303/304. Cumpra-se com urgência. Int.” Diz o texto.




A gravação sugere um esquema onde a Conaaf (Associação dos agricultores familiar) lançava uma determinada nota fiscal com o valor superfaturado e, a prefeitura pagava o valor da nota para a associação. O dinheiro pago a mais, era devolvido para a “prefeitura”, ou para alguém de lá. Em troca a “prefeitura” devolvia para o Canaaf parte dos valores superfaturados por meio do que eles chamam de “doação”.



Tentamos entrar em contato com a secretária do Conaaf (Associação dos agricultores familiar),  Angelica Miyuki Takahashi, ligando para o número do associação, mas não obtivemos êxito.

Entramos em contato via WhatsApp com o ex-prefeito Valdeci para falar sobre o assunto.. O mesmo declarou que “judiciário foi induzido a erro.

Ouça o áudio da conversa entre Gean mendes (F5) e Valdeci Aparecido Lourenço, ex-prefeito de Conchal.




 Leia Também:













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...