Pular para o conteúdo principal

Grande quantidade de peixes mortos aparece às margens do rio Mogi Guaçu em Pirassununga

Polícia Ambiental informou que registrou a denúncia e irá acionar a Cetesb.

Peixes mortos se acumularam às margens do rio Mogi Guaçu em Pirassununga — Foto: Arquivo pessoal


Por G1 São Carlos e Araraquara 

Uma grande quantidade de peixes apareceu morta às margens do rio Mogi Guaçu, em Pirassununga, na manhã de domingo (1º).

De acordo com moradores e usuários do local, os peixes se acumulavam próximo as margens e também era possível encontrar animais mortos no meio do rio no trecho do bairro da Balsa, próximo à rodovia Rodovia Deputado Ciro Albuquerque (SP-225).

A Polícia Ambiental de Pirassununga informou que registrou a denúncia e que vai acionar a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Devido ao estado avançado de decomposição de alguns peixes, os policiais ambientais acreditam que eles podem ter morrido há algum tempo e, com o aumento do nível do rio por conta das chuvas, vieram à tona.

Na manhã desta segunda-feira (2), policiais foram até o local e comprovaram a mortandade de peixes, mas disseram que não é possível dizer a causa.


Uma das hipóteses é que a mortandade seja consequência do descarte de esgoto sem tratamento que está sendo feito pela cidade de Araras e que já causou mortandade de peixes em trechos do rio Mogi Guaçu no próprio município e em Leme.

Há quatro anos, todo o esgoto produzido pela cidade de Araras é despejado sem tratamento nos rios. O tratamento dos efluentes foi interrompido em 2015, depois que a antiga estação foi desativada.

De acordo com o Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema), uma nova estação começou a ser construída em 2018, com investimento de R$ 23,6 milhões e capacidade de tratar 708 litros de efluentes por minuto. A previsão é que a nova estação entre em operação em dezembro de 2020.


Paralelamente às obras da nova ETE, a prefeitura anunciou semana passada a instalação de um procedimento alternativo para tratar o esgoto, utilizando o sistema de aeração e aeróbico. Segundo a administração municipal, o já tinha sido apresentado em anos anteriores à Cetesb, mas só agora foi autorizado. As obras já começaram, com previsão de término de 60 a 90 dias.



Grande quantidade de peixes aparece morta no rio Mogi Guaçu em Pirassununga — Foto: Arquivo pessoal



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...