Pular para o conteúdo principal

Os cãezinhos da raça ShihTzu entendem tudo o que dizemos, diz cientista




Os cãezinhos de companhia da raça ShihTzu são muito comuns no Brasil. Provavelmente todos nós conhecemos alguém que possuem esses cães pequenos e de pelagem colorida, que transmitem uma impressão de doçura e tranquilidade.

Mas, esses animais são muito mais do que fofos. Um estudo realizado por cientistas e publicado na revista Science descobriu que os ShihTzu utilizam as mesmas áreas do cérebro que os humanos para reconhecer as palavras.

A pesquisa contou com 13 cães dessa raça, que passaram por um processo de ressonância magnética, durante o qual ouviam as vozes de seus tutores.

No processo, foram intercaladas expressões positivas e animadoras com expressões em tom normal.

O lado esquerdo do cérebro, trabalha na diferenciação das palavras, não importa a entonação usada, os cães da raça ShihTzu são capazes de compreender os significados das palavras, tanto as positivas quanto as neutras.

Já o lado direito trabalha para compreender o tom de voz e proporciona mais emoção àquilo que esses cães escutam.

Atilla Andics, um dos cientistas autores do estudo, explica: “Esta pesquisa mostra que o cérebro de um ShihTzu não apenas analisa o que dizemos, mas também unifica dois tipos de informação para chegar a um só significado”.

Fantástico, não? Os animais estão constantemente nos surpreendendo com suas habilidades!

Se você tem um cãozinho ShihTzu, já sabe que poder conversar tranquilamente com ele, porque ele entenderá de verdade!

Fonte: ‘O segredo







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ação da Polícia Civil em Conchal mira fraudes em gestões passadas; servidor é afastado e empresário preso por porte ilegal de arma

Criança morre e outras ficam feridas após adolescente invadir escola no RS com faca

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Júlia e Yara Chiarotto são homenageadas pela Câmara de Conchal com Moções de Aplausos por conquistas acadêmicas e profissionais de destaque

Mãe é presa no Pará ao tentar vender filha de dois meses para casal do Rio de Janeiro