O governo de São Paulo criou uma nova fase do plano de flexibilização da quarentena, entre a vermelha e a laranja, e autorizou a abertura de comércios e atividades religiosas em horários reduzidos de funcionamento a partir deste domingo (18). Com a mudança, shoppings e lojas de rua, que só eram autorizadas a abrir a partir da fase laranja, vão poder operar já neste final de semana. O toque de recolher, das 20h às 5h, foi mantido. Bela é Você! - Loja de Cuidados Pessoais A medida foi definida pela gestão estadual como uma "fase transitória", e prevê a liberação gradual de outros setores da economia até o final de abril. No próximo sábado (24), poderão voltar a operar restaurantes, salões de beleza e academias. A decisão ocorre após uma leve queda na taxa de internações por Covid-19 no estado, que está em torno de 85% nas UTIs, mas que para especialistas ainda indicam situação crítica do sistema de saúde. "Para que possamos fazer essa retomada com segur
Quem não tem aquele sapato que já está quase andando sozinho por usar demais? De tanto ir para lá e para cá, é inevitável que os calçados fiquem sujos e apresentem algumas manchas. Ninguém gosta de passar horas e horas esfregando os itens no tanque, então separamos alguns truques especiais de como limpar sapatos sem muito esforço – e ainda conservá-los por mais tempo. Confira!
Bicarbonato de sódio
O ingrediente é ótimo para retirar a umidade das superfícies, por isso é a escolha ideal para limpar os sapatos. A indicação vale até mesmo para os calçados que não podem ser molhados. Basta polvilhar um pouquinho de bicarbonato em pó em seu interior. Nos demais, lave normalmente com água e o produto.
Escova de dentes usada
Sabe quando já chegou a hora de trocar sua escova de dentes? Não jogue a antiga no lixo! Ela pode ser um instrumento muito útil na limpeza dos sapatos. Dê preferência para os modelos de cerdas mais macias, complementando a lavagem com uma esponja na hora de esfregar a parte externa do calçado.
Atente-se ao material
Não existe nenhum manual de instruções com a melhor maneira de limpar sapatos, afinal, cada modelo tem detalhes únicos e é produzido com um tipo diferente de material. Veja as principais recomendações de lavagem de cada um!
Sapatos de couro: precisam ser lavados com uma escova e sabão neutro diluído. Depois disso, é só passar um pano úmido e deixar secar naturalmente.
Sapatos de tecido: é fundamental utilizar uma escova de dentes úmida na hora de limpar esses calçados. Para evitar o aparecimento de manchas no material, você pode apostar no uso do secador ao terminar a lavagem.
Tênis: aqui a dica é lavar os cadarços e a palmilha separadamente, esfregando-os bem com água e sabão. Feito isso, deixe o calçado em um local arejado e aplique bicarbonato de sódio na palmilha, quando estiver seca. Lembre-se de não colocar os tênis no sol, apenas para ventilar.
Aposte em truques caseiros
Você sabia que a banana é uma ótima aliada na hora de limpar sapatos? Para aproveitar os benefícios, basta aplicar a região interna da casca da fruta na superfície de seus calçados de couro. Isso vai deixá-los limpinhos!
Outra tática inusitada é a aplicação de álcool para retirar facilmente as manchas de gordura dos sapatos. Após o processo, é só esperar secar e esfregar o local com um pano limpo. Por fim, aplicar uma mistura de leite frio e limonada é uma boa ideia para quem quer remover toda a sujeira dos sapatos envernizados.
Dica extra: conserve-os por mais tempo!
Uma boa pedida para conservar os sapatos por muitos anos, além de limpá-los periodicamente, é deixá-los sempre em locais ventilados. Se possível, mantenha-os em estantes abertas ou prateleiras, para evitar o mau cheiro. Você também pode retirá-los do armário de tempos em tempos e colocá-los em um ambiente arejado e iluminado. Fica a dica!
*Com informações de MSN.