Pular para o conteúdo principal

USP lidera 52 brasileiras em ranking global de universidades, mas distante de 'pelotão de elite'


A Universidade de São Paulo (USP) mantém-se como a brasileira mais bem colocada no Times Higher Education (THE), prestigioso ranking internacional de universidades divulgado na íntegra nesta quarta-feira (2/9).

O Brasil aumentou sua participação no ranking (o qual também aumentou o número de universidades avaliadas), mas se mantém fora do topo das 200 principais instituições de ensino superior globais.



A USP está no "segundo pelotão", entre as 251 e 300 melhores universidades do mundo, seguida por outras seis universidades públicas brasileiras (Unicamp e as universidades federais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, nessa ordem) e a PUC-Rio.

No total, 52 universidades brasileiras estão listadas entre 1527 instituições globais avaliadas no THE. Trata-se de um recorde em relação aos anos anteriores (no ano passado, entre 1397 universidades avaliadas, o Brasil teve 46 no ranking).


A THE confirma que, desde 2011, quando implementou a metodologia atual de avaliação, o Brasil vê sua participação aumentar ano a ano.

O país supera numericamente outros da América Latina no ranking: o Chile tem 21 universidades listadas no THE (inclusive a mais bem colocada entre as latino-americanas, a Pontifícia Universidade Católica chilena); México tem 16 e Colômbia tem 9.


"Eu acredito que se as universidades brasileiras continuarem mostrando essa diligência, e se elas conseguirem garantir apoio suficiente do governo e do público em geral durante estes tempos extremamente desafiadores, elas vão começar a desafiar algumas das melhores do mundo tanto regionalmente como no ranking global", disse Phil Baty, diretor de conhecimento da THE, em julho, quando saíram os resultados preliminares do ranking.

Ele disse que a crise do coronavírus atingiu as universidades latino-americanas, mas que também ajudou a ressaltar a importância delas na sociedade.


O ranking da Times Higher Education avalia 13 métricas, que incluem ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e expressividade internacional.

Na edição 2021, diz a THE, foram analisadas 86 milhões de citações em periódicos científicos e 13,6 milhões de publicações. Houve um recorde de 1527 instituições de ensino que se qualificaram para o levantamento, de 93 países.

*Com informações de R7.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem de 71 anos é encontrado morto em estrada rural de Araras/Conchal

Trio que torturou e matou Silvinho Ferreira em Conchal é condenado a 30 anos de prisão

Vento forte causa danos estruturais em escola e queda de cabos no Jardim Bela Vista, em Conchal

De Conchal para a esperança: menino de 5 anos doa cabelo para ajudar no tratamento de crianças com câncer

Conchal: Justiça condena dupla a 20 anos de prisão por latrocínio na SP-191; delegado destaca eficiência investigativa e atuação do Judiciário