Postagens

Mostrando postagens de Março 24, 2020

Novidade!

Prefeitura Municipal de Araras investiga morte de paciente suspeita de coronavirus

Imagem
Ela era uma das suspeitas notificadas para coronavírus na cidade, porém, ainda sem confirmação de ser portadora do vírus. Trata-se de uma idosa que estava internada e, após avaliação médica, foi submetida ao protocolo definido pelo Ministério da Saúde para diagnóstico da doença, por apresentar problemas respiratórios.
A paciente era acamada, sequela de AVC e já apresentava outros problemas de saúde. A Vigilância Epidemiológica aguarda o resultado do exame encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz para diagnóstico final do caso. O Adolfo Lutz é o laboratório oficial referenciado para análises infectocontagiosas e atende todo o Estado de São Paulo. 
Fonte: Secom/Prefeiturade Araras


Bandidos roubam fios e deixam parte do Lago Municipal de Conchal no escuro

Imagem
Os vândalos-bandidos, teriam realizado o furto e depredação de sábado para domingo.
Grande parte da fiação utilizada para transmitir energia elétrica, para os postes de iluminação do Lago Municipal, foram retirados e levados embora.

A administração diz que não há prazo para refazer as instalações, uma vez que, grande parte dos funcionários da prefeitura, inclusive eletricistas, estão empenhados nos preparos da unidade "sentinela", local onde será feita a triagem dos pacientes com suspeitas de contaminação pelo Covid-19 em Conchal.












Primeira remessa de doses da vacinação contra a gripe termina em Conchal e reposição está prevista para sexta-feira

Imagem
A primeira remessa de vacinas contra gripe (influenza), disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para Conchal, terminou nesta segunda-feira, dia 23, primeiro dia da campanha nacional, destinada ao público-alvo desta primeira etapa da campanha, composto por idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde.
De acordo com o departamento, a GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Piracicaba, órgão do Governo do Estado que abaste Conchal com vacinas, informou que a previsão é que as doses sejam repostas na cidade nesta quinta-feira (26) a tarde.

Portanto na sexta-feira, dia 27, a vacinação segue em todas as unidades de saúde. Como cada unidade está disponibilizando condições diversificadas para evitar aglomeração é importante que o idoso ou profissional de saúde ligue no posto mais próximo de sua casa para se informar das medidas a serem adotadas.
Próximas etapas
A segunda etapa inicia dia 16 de abril para professores e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além de integra…

Coronavírus: quando a tosse é preocupante? - Febre, cansaço e tosse seca: esses são uns dos principais sintomas apresentados por pessoas com covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus

Imagem
Alguns indivíduos também têm dores no corpo, coriza, congestão nasal, dor de garganta e diarreia. Além disso, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma em cada seis pessoas sente dificuldade para respirar. Outros sintomas que podem aparecer são fadiga, dor articular, arrepios, náusea ou vômito, nariz entupido, tosse com sangue e olhos inchados.
Pesquisadores apontam que, em média, as pessoas demoram cinco dias para apresentar os sintomas do novo coronavírus após serem infectadas. No entanto, a doença pode ficar incubada até duas semanas depois do contato com o vírus.


Tosse é um sintoma de estar infectado pelo coronavírus? Sim, mas não sozinha, normalmente associada a outro sintoma. Segundo um levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde), que analisou 55 mil casos confirmados na China, a tosse seca está presente em 68% dos casos, sendo o segundo sinal mais frequente depois da febre. A tosse com catarro esteve presente em 33% deles.
Tosse seca é pior do que com catarro?
Antes q…

Coronavírus: veterinários se mobilizam para emprestar respiradores às equipes de saúde no interior de SP

Imagem
Clínicas veterinárias e profissionais da área que possuem equipamentos como respirador mecânico, monitor ou concentrador de oxigênio estão se mobilizando para auxiliar no combate ao coronavírus. Um cadastro nacional informa às equipes de saúde a quantidade dessas máquinas disponíveis para reforçar o atendimento de futuros pacientes. Na região de Campinas (SP), nove aparelhos já foram colocados à disposição.


A ação é organizada pela Academia Brasileira de Medicina Veterinária Intensiva, e só é possível pois as máquinas são originalmente concebidas para uso em humanos, e apenas adaptadas para uso veterinário.
Aparelhos colocados à disposição na região
Em Campinas foram cinco, em Americana foram dois, em Limeira foi um e Piracicaba também foi um. Além do empréstimo de aparelhos, a academia reforça que, se necessários, os próprios veterinários podem se tornar agentes voluntários de apoio às equipes de saúde. São cerca de 150 mil ativos no país.


“É uma massa de agentes de saúde única que não d…

Mandetta: ‘Brasil vai produzir de 300 a 400 respiradores por semana’

Imagem
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse nesta segunda-feira (23), em entrevista coletiva, que o Brasil vai começar a produzir de 300 a 400 respiradores por semana para serem usados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento ao Covid-19.
Bolsonaro, que também participou da coletiva, se limitou a comemorar o pacote de ajuda de R$ 85,8 bi à Estados e municípios, que vai incluir acesso a novos empréstimos, suspensão de dívidas e transferências adicionais de recursos.


“Sabemos que temos um inimigo em comum, o vírus. Bem como, também sabemos que o efeito colateral que pode ser o desemprego pode ser combatido. Partindo dessa premissa, foram duas reuniões excepcionais onde anunciamos respostas às cartas dos governadores e de associações representativas”, disse.
O presidente afirmou que os governadores se mostraram “bastante satisfeitos” com as respostas do governo e que amanhã irá se reunir com representantes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ele também fez um apelo à Câmara dos…

Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Todas as Publicações

Mostrar mais