Pular para o conteúdo principal

Hospital Emílio Ribas referência em doenças infectocontagiosas como HIV e Covid sofre com a falta de médicos, enfermeiros e medicamentos

https://www.band.uol.com.br/noticias/bora-sp/ultimas/hospital-emilio-ribas-sofre-com-falta-de-medicos-e-enfermeiros-16462819?fbclid=IwAR35nMCp9fBGwr-LRJfRGnyWha2OEU9_4sA2K2cMFLbo5l-DBE5MaVtQS9A

O Emílio Ribas, hospital referência em doenças infectocontagiosas com HIV e Covid, está sofrendo com a falta de médicos e enfermeiros. Um dos principais problemas da unidade de saúde é a aposentadoria dos funcionários, que não são repostos, o que provoca um apagão de mão de obra.

A paciente Maria Silva, que faz tratamento contra HIV, desde os anos 90, tem enfrentado problemas com a falta de medicamentos e profissionais. “Começou a ter falta de médico, um espaçamento entre exames que a gente solicita”, disse.

Os profissionais ressaltam a importância da unidade de saúde. “As duas vacinas para Covid foram testadas aqui, vacina para HIV estamos testando aqui. Junto com a assistência e o ensino, a pesquisa é um pilar importante no nosso hospital”, disse o médico Wladimir Queiroz.


Na última semana, médicos e funcionários fizeram um protesto contra a falta de pessoal e condições de trabalho. “Estamos em um quadro de insuficiência e para pôr o hospital para funcionar o governo do estado de São Paulo vai precisar realizar concursos públicos para funcionar direito”, disse o médico Eder Gatti.

Apesar dos protestos e reclamações e do Emílio Ribas não realizar concurso para o preenchimento de vagas desde 2015, o diretor da instituição garante que não faltam medicamentos e que o corpo clínico é suficiente para atender a demanda.


“Com essa discussão sobre reposição de recursos humanos para o hospital ela está acontecendo exatamente porque a partir de abril de 2022 o hospital vai começar, de fato, a sua expansão. É necessário começar a discussão neste momento para que a gente tenha tempo de conduzir os processos de contratação até lá”, explicou o diretor do hospital, Luiz Carlos Pereira Júnior.

Assista reportagem do Bora SP da Band;


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Após décadas dependente de Mogi Mirim, Conchal terá seu próprio Cartório de Registro de Imóveis ainda em 2025

Banda Trinado reúne público expressivo em apresentação no Bar do Fabinho; veja as fotos

Pai e madrasta são presos por matarem e enterrarem menina de 4 anos no quintal

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Repórter Beto Ribeiro perde mais de 20 kg em apenas dois meses de tratamento em Araras