Pular para o conteúdo principal

Secretário de Segurança de SP diz que vai rever câmeras corporais da PM

O novo titular da Secretaria de Segurança de São Paulo, o policial militar da reserva Guilherme Muraro Derrite, afirmou nesta quarta-feira (4/1) que a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai rever o programa de câmeras corporais da Polícia Militar, o chamado Olho Vivo.

A afirmação foi feita em entrevista à Rádio Cruzeiro, de Sorocaba (SP). Uma das primeiras medidas de Derrite foi pedir o estudo sobre o tema feito pela Fundação Getulio Vargas e uma pesquisa comparativa da PM sobre a efetividade das câmeras corporais no trabalho policial.

"Nós vamos rever o programa. O que existe de bom vai permanecer. Aquilo que não está sendo bom e que pode ser comprovado cientificamente que não é bom, por isso a importância de analisar esse estudo da Fundação Getulio Vargas, a gente vai propor ao governador possíveis alterações", afirmou Derrite.

Apesar da resistência do novo governo, o programa de câmeras corporais da PM paulista apresenta resultados robustos na queda da letalidade policial. Os batalhões que adotaram o sistema de câmeras pessoais tiveram uma redução de 87% nas ocorrências de confronto, segundo levantamento da própria corporação.


A pesquisa da PM aponta que, na comparação entre os meses de junho e outubro de 2019, 2020 e 2021, as ocorrências de resistência às abordagens policiais caíram 32,7% nos batalhões que usam as câmeras operacionais portáteis. Nos demais, a redução no período ficou em 19,2%.

Durante a campanha para o governo do estado, Tarcísio de Freitas já havia manifestado a intenção de acabar com o programa, mas amenizou o discurso após sofrer uma onda de críticas. 

Derrite deixou a PM para ingressar na política e foi eleito deputado federal pelo Partido Progressista em 2018. Ele provocou polêmica ao afirmar que policial bom tem de ter ao menos três homicídios. O secretário também costuma compartilhar vídeos marcando uma página chamada "CPFSCancelados", de ocorrências que acabam em morte.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia confirma identidade de homem encontrado morto entre Conchal e Martinho Prado no início do mês de janeiro

Homem é preso em flagrante por maus-tratos a cachorro em Conchal

Médicos alertam para riscos após paciente precisar de internação por desodorante preso no reto

Polícia Militar registra três capturas de procurados durante operações em Conchal

GCM localiza drogas em trailer durante a Operação Via Livre e amplia alcance da fiscalização de veículos abandonados em Conchal