Pular para o conteúdo principal

Governo do Estado apresenta Time São Paulo Paralímpico de 2023


Com investimento de R$ 6 milhões, equipe contará com 107 atletas de alta performance de 14 modalidades paraolímpicas.

Cento e sete paratletas de 14 modalidades vão receber apoio do Governo de São Paulo para representarem o Estado e o País em campeonatos nacionais e mundiais, além dos Jogos ParaPan-Americanos de Santiago (Chile), em novembro. Eles fazem parte do Time São Paulo Paralímpico 2023, que foi apresentado nesta terça-feira (14), na capital, com as presenças do vice-governador Felicio Ramuth, do secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, e da secretária de Esportes, Coronel Helena Reis.

O Governo Estadual vai investir R$ 6 milhões no Time São Paulo Paralímpico 2023. Os recursos serão destinados ao custeio das atividades da equipe ao longo do ano.

“É um orgulho para o governador Tarcísio de Freitas e, para mim, estar aqui e continuar investindo no paradesporto. Mais do que a conquista, é a jornada que nos inspira. A jornada de resiliência, de esforço e de motivação para novos jovens buscarem o esporte e serem protagonistas do bem”, afirmou o vice-governador Felicio Ramuth. “A política para a pessoa com deficiência do Governo do Estado de São Paulo, através da nossa Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, será prioridade”, completou.


Os paratletas representam São Paulo e o Brasil nas seguintes modalidades: atletismo, bocha, canoagem, ciclismo, esqui cross country (esportes na neve), goalball, halterofilismo, judô, natação, remo, taekwondo, tênis de mesa, triatlo e vôlei sentado.

O Time São Paulo Paralímpico tem sido referência em resultados. Para se ter uma ideia, os atletas apoiados pelo projeto teriam figurado no quarto lugar no quadro de medalhas do último ParaPan, disputado em 2019, em Lima (Peru). Foram 63 subidas ao pódio, sendo 44 ouros, 10 pratas e nove bronzes – ficando à frente de países como a Argentina e o Canadá.

“O esporte é um dos grandes pilares de inclusão. Vocês [atletas] superam as suas conquistas e passam a representar, de fato, as conquistas de todos”, destacou o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

O projeto

O Time São Paulo Paralímpico é um projeto criado em parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O projeto tem o objetivo de planejar, organizar, executar, controlar e avaliar ações de suporte ao desenvolvimento esportivo de atletas paralímpicos de alto nível, vinculados a clubes e/ou entidades esportivas do Estado de São Paulo, e que tenham potencial de bom desempenho nos Jogos Paralímpicos.

“É necessário que esses 107 se multipliquem. São Paulo tem que dar o exemplo de política pública para o paradesporto, para o esporte e para a cidadania”, reforçou a secretária de Esportes, Coronel Helena Reis.


Lançado em setembro de 2011, sob o conceito de ser um projeto referência no conceito de respeito e valorização das pessoas com deficiência por meio do apoio ao esporte paralímpico de alto rendimento do País; o projeto deu início à preparação de 21 atletas com deficiência e quatro atletas-guias, visando resultados nos Jogos ParaPan-Americanos de Guadalajara. A partir disso, também preparava-se estes atletas para os Jogos Paralímpicos de Londres 2012, tendo como objeto principal a melhora significativa nos resultados do Brasil nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Com as ações planejadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e o apoio do Governo de São Paulo, os atletas conseguiram uma evolução técnica impressionante e o resultado foi melhor que o esperado, com todas as metas estabelecidas sendo superadas, o Brasil quebrando recordes, garantindo ainda, boas posições nos quadros de medalhas dos Jogos ParaPan-americanos e Jogos Paralímpicos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for