Pular para o conteúdo principal

Mulher é curada do HIV com células-tronco do cordão umbilical e tem história descrita em um estudo publicado na revista Cell

Uma mulher que ficou mundialmente conhecida como "a paciente de Nova York" após ser a primeira pessoa presumivelmente curada do HIV com células-tronco do cordão umbilical — teve sua história descrita em um estudo publicado semana passada na revista Cell. De acordo com os pesquisadores, a paciente está livre do vírus e sem medicação há 30 meses.

Além de ser a primeira pessoa a entrar em remissão da doença depois de receber células-tronco do cordão umbilical, a nova-iorquina também é a primeira paciente não branca curada do HIV. Os demais, que ficaram conhecidos como pacientes de Berlim, de Londres e de Düsseldorf, também se livraram do vírus, porém após receber células-tronco de adultos compatíveis, portadores de uma mutação que impede a entrada do HIV nas células.

Entre esses pacientes —  todos homens brancos — a paciente se destaca porque "é extremamente raro que pessoas de cor ou raça diversa encontrem um doador adulto sem parentesco suficientemente compatível", explica a professora de Pediatria da UCLA, Yvonne Bryson, que participou do estudo.


Por que a paciente de Nova York recebeu células de um cordão umbilical?

Se apenas cerca de 1% dos brancos são homozigotos para a mutação CCR5-delta 32 e ela é ainda menos prevalente em outras populações, os médicos sabiam que seria praticamente impossível achar um doador adulto compatível para a paciente de Nova York. Por isso, a equipe médica decidiu transplantar células-tronco portadoras da mutação no sangue de um cordão umbilical, para tratar simultaneamente um câncer e o HIV.

Como células do cordão umbilical estão disponíveis em menor quantidade, "leva um pouco mais de tempo para que elas preencham o corpo depois de infundidas", explica Bryson. Dessa forma, a solução encontrada foi usar uma mistura de células-tronco de um parente compatível do paciente, junto com as células do sangue do cordão umbilical. Esse procedimento "dá às células do sangue do cordão um pontapé inicial", diz a pediatra.

De acordo com a outra autora do estudo, Deborah Persaud, especialista em doenças infecciosas da Universidade Johns Hopkins, por se tratar de um processo altamente invasivo, transplantes de células-tronco são adotados apenas em pacientes que precisam de transplantes por outros motivos além de curar o HIV.

 Fonte: Tecmundo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...