Pular para o conteúdo principal

Ministério da Saúde libera vacina bivalente contra Covid-19 para maiores de 18 anos

O Ministério da Saúde liberou a vacinação com a dose de reforço bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos. A recomendação, divulgada nesta segunda-feira, 24, tem por objetivo reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país. De acordo com a pasta, cerca de 97 milhões de brasileiros podem procurar as unidades de saúde nesta etapa que faz parte do “Movimento Nacional pela Vacinação“.

A vacina bivalente poderá ser aplicada em quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como a Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer, como esquema primário ou como dose de reforço. Além disso, a imunização deve respeitar um intervalo de quatro meses da última dose. A bivalente, que é uma versão atualizada da vacina usada na campanha de vacinação iniciada em 2021, foi elaborada com base na variante original do coronavírus (o SARS-CoV-2) e na variante Ômicron. Assim, a vacina pode imunizar contra mais de uma versão de um vírus de uma só vez. Para isso, é usada a tecnologia do mRNA com dois códigos genéticos.


Até a última quinta-feira, 20, o Brasil registrava mais de 10 milhões de pessoas com proteção reforçada contra a Covid-19 por meio da vacina bivalente. Das doses aplicadas, 8,1 milhões foram destinadas a idosos com 60 anos ou mais.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, pediu para que os brasileiros não deixem de tomar a vacina. “Quero conclamar a união de todos pelo nosso Movimento Nacional pela Vacinação. É um movimento do Ministério da Saúde, dos estados, dos municípios e toda a sociedade civil. A ciência voltou e precisamos retomar a confiança da população nas vacinas, é uma missão de todos nós”, comentou.

Para a secretária da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, aumentar as coberturas vacinais contra a Covid-19 é prioridade. “A vacinação é fundamental para minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença”, explicou. Segundo o Ministério da Saúde, o Movimento Nacional pela Vacinação visa “resgatar na população brasileira a confiança nas vacinas para que o Brasil volte a ser referência mundial em altas coberturas vacinais. A pasta reforça que as vacinas são seguras, eficazes e salvam milhares de vidas em todo o mundo”, informou.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

De adolescente empreendedora a destaque regional: a jornada de Ana Júlia, do Delícias da Naju

Caminhão de Balas do Papai Noel reforça campanha para manter tradição de mais de 40 anos em Conchal

Tributo ao Roupa Nova acontece dia 20, na Praça da Fonte, em Conchal, com a banda Sapato Velho

CNH sem autoescola obrigatória: a maior reforma do sistema de habilitação no Brasil em décadas