Pular para o conteúdo principal

'Mulher de Branco', musa da bossa nova e andarilha de Ipanema, morre no Rio aos 75 anos - Anamaria Carvalho tinha 75 anos e, após uma vida de intensa agitação cultural ao lado de nomes como seu vizinho Tom Jobim e o ex-marido Marcos Valle, era conhecida por perambular pelas ruas de Ipanema.


Morreu nesta quinta-feira (3) no Rio, aos 75 anos, Anamaria Teixeira de Carvalho, mais conhecida como "Mulher de Branco".

A morte foi confirmada por familiares. Segundo informações preliminares, ela morreu em decorrência de uma pneumonia.

Crescida no meio artístico e efervescente do Rio na década de 70, foi vizinha de Tom Jobim em Ipanema, casada com o compositor Marcos Valle e ajudou a divulgar a bossa nova pelo mundo -- era uma das musas do gênero e do bairro.

Nesta sexta, Valle postou que conversou com o irmão de Anamaria, que confirmou o óbito.

"Soube da partida da Anamaria ontem aqui na Europa, durante a turnê que estou fazendo aqui. Eu e seu irmão Luiz Carlos então nos falamos ao telefone, e ele me confirmou. Anamaria e eu fomos casados por 4 anos, ainda muito jovens. Nós nos casamos quando eu tinha 21 e ela 19 anos. Ela era uma mulher/menina de personalidade forte, alegre, muito justa e amorosa. Fomos felizes durante esse tempo, tanto no Brasil, quanto viajando pelo mundo. Ainda muito jovem, a vida à levou para outros caminhos. Mas durante todo esse tempo, o seu irmão, meu querido amigo, mais conhecido como Meu Bom, sempre estivemos em contato, ajudando-a no que fosse preciso. Que ela siga na luz e que a família fique em paz 🤍🕊️ #rip", escreveu.

Anamaria também foi cantora e chegou a gravar um disco como OrianaMaria, sua persona psicodélica, como revelou o jornal O Globo.

A partir dos anos 1990, era vista sempre desfilando sem rumo pelas ruas de Ipanema, sempre com seu carrinho de feira, sorrindo, distribuindo conversas e carisma.

g1 entrevistou Anamaria em 2013

Em 2013, o g1 conversou com Anamaria sentada em um bar da Rua Vinícius de Moraes, em Ipanema, bairro onde viveu até o fim da vida, após períodos em Paris e na Califórnia.

“Minha juventude foi musical. Ao longo do tempo fui aprendendo a tocar vários instrumentos. Fui vizinha do Tom Jobim no Leblon e em Los Angeles. Eu nunca compus, mas ele me mostrava tudo que ele fazia. Eu conheci o Marcos Valle em uma reunião em Ipanema, quando eu era solteira. Nós nos conhecemos e seis meses depois estávamos casados. Ficamos juntos por quatro anos e cantávamos muito”, disse, à época.

*G1



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ação da Polícia Civil em Conchal mira fraudes em gestões passadas; servidor é afastado e empresário preso por porte ilegal de arma

Criança morre e outras ficam feridas após adolescente invadir escola no RS com faca

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Júlia e Yara Chiarotto são homenageadas pela Câmara de Conchal com Moções de Aplausos por conquistas acadêmicas e profissionais de destaque

Mãe é presa no Pará ao tentar vender filha de dois meses para casal do Rio de Janeiro