Pular para o conteúdo principal

Golpe do falso comprovante via WhatsApp pode roubar senhas bancárias; veja detalhes

Apesar de sua lógica simples, o golpe do falso comprovante, ou “Comprovante Spray”, é uma modalidade de golpe aplicada via WhatsApp que vem sendo amplamente divulgada nas redes sociais nos últimos dias. Este golpe tem o potencial de roubar as senhas bancárias das vítimas.

Baseado na chamada engenharia social, que consiste em induzir a vítima a cair em uma armadilha voluntariamente, sem o uso de ameaças, os criminosos enviam, a partir de um contato desconhecido, arquivos maliciosos disfarçados de comprovantes bancários, em formato “zip”. Com uma mensagem instigante, como “Segue o comprovante”, os criminosos enviam o arquivo malicioso na esperança de que a potencial vítima clique no link e o baixe.

Arquivos “zip” consistem em um ou mais arquivos compactados. O formato serve justamente para transferir arquivos grandes de maneira mais fácil.

Contudo, neste golpe, o arquivo “zip” traz consigo um vírus (um software malicioso, também chamado de malware) que, ao ser baixado (quando a vítima clica no arquivo e aceita fazer o download), tenta roubar informações sensíveis salvas no dispositivo, seja um celular ou um notebook, como senhas bancárias, de redes sociais e dados de cartão de crédito.

Veja abaixo um exemplo de mensagem enviada por golpistas que aplicam o “Comprovante Spray”.


Como se proteger?

Especialistas em cibersegurança orientam nunca clicar em links ou fazer download de arquivos recebidos de contatos desconhecidos em aplicativos de mensagem, sobretudo se vierem com mensagens que despertem o senso de urgência do usuário.

Outro sinal de alerta é o formato do arquivo: comprovantes e boletos são enviados como imagens, no formato “PNG” ou “JPEG”; como documentos, geralmente nos formatos “doc” ou “docx”; ou como PDF, com a extensão “pdf”. Por isso, não abra links ou outros formatos, sobretudo os compactados, como o “zip”.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Condutores de ambos os veículos envolvidos em acidente na SP 191, são moradores de Conchal

Um trágico acidente na noite deste sábado (13) na rodovia "Wilson Finardi" - SP-191, próximo ao Centro de Ressocialização, deixou duas pessoas mortas e uma pessoa ferida. Um casal de idosos, residentes do Distrito de Tujuguaba, foi vítima fatal do incidente, que envolveu dois os veículos. Segundo informações preliminares da polícia, o acidente ocorreu por volta das 19h30, quando um carro Volkswagen/Gol, conduzido por um homem de 72 anos, e sua esposa, de 70 anos. Infelizmente, houve uma colisão frontal com um Honda/Civic, também operado por um morador local. Os Bombeiros Militares de Mogi Guaçu e os Bombeiros Municipais de Mogi Mirim foram rapidamente acionados para prestar socorro, porém, lamentavelmente, o casal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente. O condutor do Honda Civic, de 74 anos, foi encaminhado à Santa Casa com ferimentos leves. A Intervias, concessionária responsável pela administração da rodovia, também prestou os primeiros...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...