Pular para o conteúdo principal

Hamas entrega caixões com corpos de bebê de 8 meses e criança de 4 anos a Israel


Na manhã desta quinta-feira (20), o grupo extremista Hamas entregou os corpos de quatro reféns israelenses, incluindo os irmãos Kfir Bibas, de oito meses, e Ariel Bibas, de 4 anos. A mãe das crianças, Shiri Bibas, e o idoso Oded Lifschitz, de 83 anos, também estavam entre os corpos entregues.

A transferência ocorreu em Khan Younis, na Faixa de Gaza, como parte de um acordo de cessar-fogo em vigor desde 19 de janeiro. Os caixões pretos foram recebidos por representantes da Cruz Vermelha, responsáveis por transportá-los até Israel. As Forças Armadas israelenses confirmaram que "os corpos dos reféns na Faixa de Gaza foram entregues a representantes" do Exército israelense e do Shin Bet, a agência de segurança interna.

Sequestro e tragédia da família Bibas

A família Bibas foi sequestrada em 7 de outubro de 2023, durante um ataque do Hamas ao kibutz Nir Oz, no sul de Israel. Imagens divulgadas na época mostravam Shiri abraçando seus dois filhos enquanto eram levados à força, cenas que repercutiram mundialmente e tornaram a família um símbolo do sofrimento dos reféns israelenses.


Em novembro de 2023, o Hamas afirmou que Shiri e seus filhos haviam sido mortos em um bombardeio israelense, informação que não foi confirmada por Israel até a entrega dos corpos. O marido de Shiri, Yarden Bibas, foi libertado em 1º de fevereiro de 2025, após ser mantido em cativeiro separado de sua família.

Luto e reação de Israel

O presidente israelense, Isaac Herzog, expressou o luto nacional, afirmando:

"Nossos corações — os corações de uma nação inteira — estão devastados. Em nome do Estado de Israel, inclino minha cabeça e peço perdão. Perdão por não proteger vocês naquele dia terrível. Perdão por não trazê-los para casa com vida."

A entrega dos corpos ocorre no contexto de um acordo de cessar-fogo mediado por Estados Unidos, Catar e Egito, que prevê a troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos. Além da devolução dos corpos, o Hamas anunciou a libertação de seis reféns vivos no próximo sábado, 22 de fevereiro, como parte da primeira fase do acordo.

A nação israelense permanece em luto, enquanto familiares e cidadãos aguardam a confirmação oficial das identidades dos corpos por meio de exames de DNA e esperam pela libertação dos demais reféns ainda em cativeiro.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Caminhão de Balas do Papai Noel reforça campanha para manter tradição de mais de 40 anos em Conchal

De adolescente empreendedora a destaque regional: a jornada de Ana Júlia, do Delícias da Naju

Hormônio do tecido adiposo protege células e reverte danos da obesidade, diz estudo - Descoberta feita por pesquisadores do Instituto de Química da USP faz molécula despontar como potencial alvo terapêutico

Tributo ao Roupa Nova acontece dia 20, na Praça da Fonte, em Conchal, com a banda Sapato Velho