Pular para o conteúdo principal

Criminologia, direitos humanos, ciências e mais: veja como funciona Academia de Polícia - Acadepol completa 100 anos em 2024, mas foi se atualizando com passar do tempo até mesmo para que agentes estejam sempre um passo à frente

Os 4 mil aprovados no concurso da Polícia Civil do Estado de São Paulo ingressaram na Academia de Polícia (Acadepol) na última segunda-feira (13). Lá, o grupo que passou para as vagas de delegados, investigadores, escrivães e legistas vai se aprofundar nos estudos sobre criminologia, tiro ao alvo, ciência, tecnologia, investigação, gestão de atendimento ao público e uma série de outras matérias que vão torná-los prontos para exercer a missão policial.

O período de duração do curso é de quase seis meses para os delegados e de três meses e meio para as outras carreiras. Durante esse tempo, os novos agentes também farão estágios em delegacias e em unidades do Instituto Médico Legal (IML) para conhecerem o trabalho na prática.

Na primeira semana, os que tomaram posse dos cargos ficarão no Campus I da Acadepol, localizado no Butantã, zona oeste da capital paulista. Depois disso, a turma será dividida e designada para as regiões que escolheram, onde continuarão os estudos nas Unidades de Ensino Policial do Interior.

A Acadepol completa 100 anos em 2024, mas foi se atualizando com o passar do tempo, até mesmo para que os agentes estejam sempre um passo à frente da criminalidade.

“Todo curso de formação sempre tem uma coisa a mais do que outro porque surgem crimes, leis, doutrinas e ferramentas novas, então, nós temos a responsabilidade de passar para esse aluno exatamente a polícia que ele vai encontrar”, explicou a diretora da Academia, Márcia Heloísa Mendonça Ruiz.

A delegada ressaltou, porém, que há disciplinas que permanecem essenciais para o exercício da profissão e transcendem o tempo, como a investigação policial, direitos humanos e inquérito policial.

Além de capacitar novos policiais para o trabalho, a Acadepol oferece cursos de especialização, treinamento e atualização para que os agentes possam se aprofundar mais em estudos de determinadas áreas.

Como o aluno é avaliado e o que acontece se ele não passar?

As provas são realizadas por meio de uma metodologia ativa de aprendizagem, que consiste em estimular os alunos a participarem das aulas e dá a eles o protagonismo sobre o seu próprio conhecimento.

O delegado divisionário da Secretaria de Cursos de Formação e professor de provas dependentes da memória, Anderson Pires Giampaoli, contou que o aluno é avaliado desde o primeiro ao último dia de aula. Pelo menos 20 pontos da nota são atribuídos a participação dele nas disciplinas. Ao final, o novo policial realizará a prova que vai compor a nota.

Os alunos são divididos em posições, então quem teve a nota mais alta pode escolher a região onde vai começar a carreira. O segundo e terceiro colocados também.

Apesar disso, a diretora da Acadepol afirmou que geralmente os novos policiais se empenham nos estudos justamente para poderem escolher a região que querem trabalhar. “Se o agente mora em Sorocaba, por exemplo, ele pode escolher uma unidade mais próxima de sua casa se ficar entre os primeiros colocados e, caso não, ele será designado para a região que sobrou e pode não ser de seu agrado”, comentou.

Mesmo aprovados no concurso, há alunos que podem não passar nas disciplinas oferecidas na Acadepol. Quando isso acontece, a administração da unidade de ensino realiza um procedimento analisado pela Corregedoria-Geral da Polícia Civil e, se comprovada a inaptidão, o policial é desclassificado.

Os mais de 4 mil aprovados para a Polícia Civil de São Paulo representam a maior nomeação da história da instituição e, para os professores, “é uma honra contribuir com o futuro da polícia”, destacou o delegado Giampaoli.

Apaixonado por ensinar, o delegado Giampoli ressaltou que, se contar com a formação do ano que vem, com aproximadamente 3,5 mil vagas, o grupo representa de 20% a 30% do efetivo do estado. Para ele, “entregar a melhor e mais avançada formação da polícia é o mais importante”.

O delegado e professor de Inquérito Policial, Rafael Moraes, contou que poder discutir questões que colaborem para buscar soluções efetivas para a sociedade é sua parte favorita do trabalho. “Até me empolgo em falar porque nós discutimos assuntos aqui que podem revolucionar o trabalho policial e, como consequência disso, impactar a sociedade”, afirmou.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for