Postagens

Mostrando postagens de Junho 23, 2020

Novidade!

Prefeito Mario Botion anuncia novo fechamento do comércio em Limeira, SP

Imagem
O prefeito Mario Botion (PSD) anunciou no início da tarde desta terça-feira (23), que o comércio de Limeira (SP), será novamente fechado, seguindo os passos de Rio Claro, Campinas e Sorocaba, que anunciaram o fechamento das lojas ontem diante da alta de infectados.

O município de Limeira chegou a 999 casos confirmados de coronavírus, conforme balanço de hoje (23) da Secretaria de Saúde. Foram 115 confirmações em 24 horas. Do total de pessoas positivas para a doença, 918 estão recuperadas (taxa de 91,8%), e 33 estão em recuperação. São 205 os profissionais de saúde com resultado positivo. Há, ainda, 1.350 casos descartados e 1.618 casos suspeitos em investigação, totalizando 3.967 notificações.


Também segundo a atualização da Saúde, foram registrados dois novos óbitos no município, em decorrência da Covid-19: um homem, 84 anos, sem comorbidades, e uma mulher, 67 anos, que tinha hipertensão arterial sistêmica (HAS) e obesidade. Desde o início da pandemia, foram 48 mortes (taxa de letalida…

MOGI GUAÇU REGISTRA 29 NOVOS CASOS EM 24 HORAS

Imagem
O boletim desta terça-feira, 23, da Secretaria de Saúde do município de Mogi Guaçu, indica mais 29 casos positivos do novo coronavírus notificados nas últimas 24 horas. O Município chega a 454 testes positivos para Covid-19, dentro de um universo de 1.089 notificações de casos relacionados à doença. Constam no relatório 37 suspeitas e 674 casos negativos.
Dos 29 casos desta terça-feira, dois pacientes estão internados e os demais em isolamento domiciliar, respeitando o período de quarentena. Dos 454 casos positivos da doença contabilizados até agora, Mogi Guaçu tem 16 óbitos, nove pacientes em enfermaria, cinco em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), 86 em isolamento domiciliar e 334 curados.


Dos 37 suspeitos, 10 pacientes estão em enfermaria, quatro em UTI, três óbitos estão sob investigação e 20 estão em domicílio. Trezentos e vinte e nove pessoas com síndrome respiratória estão sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde. O novo coronavírus já acometeu 109 profissionais da área da saúd…

Justiça obriga Bolsonaro a usar máscara em espaços públicos do DF

Imagem
Uma decisão da Justiça Federal impõe ao presidente da República, Jair Bolsonaro, a obrigatoriedade do uso de máscara facial de proteção contra covid-19 em todos os espaços públicos, vias públicas, equipamentos de transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços do Distrito Federal. O descumprimento implica multa diária de R$ 2 mil.
Segundo advogado Victor Mendonça Neiva, a União também exige o uso do item de proteção por servidores, lato sensu e stricto sensu, e colaboradores em geral do governo federal em serviço, sob pena de multa diária de R$ 20 mil. A fiscalização da determinação vai ficar a cargo do DF. A decisão é do juiz federal Renato Borelli.
Como justificativa, a ação popular diz que “a conduta omissiva da União e do Distrito Federal e a conduta irresponsável do presidente tendem a, em um universo curto de tempo, esvaziar em boa parte as medidas de prevenção adotadas, fazendo com que o Distrito Federal, que tem um dos mais baixos números de…

Cachorros são treinados para sentir o cheiro da Covid-19 em pessoas assintomáticas

Imagem
Os cachorros são capazes de sentir cheiros que muitas vezes os seres-humanos não conseguem detectar. E essa habilidade canina pode ser uma aliada no combate ao coronavírus.
Um grupo de cientistas do Reino Unido está treinando cachorros para que eles possam reconhecer o cheiro da Covid-19. Há estudos que comprovam que as doenças têm cheiros. Dizem que a febre amarela, por exemplo, cheira a carne crua. A tuberculose, por sua vez, começa com cheiro de cerveja velha, mas depois se torna mais como uma espécie de salmoura.


"Poderíamos detectar uma colher de açúcar em uma xícara de chá, mas um cachorro poderia detectar uma colher de açúcar em duas piscinas olímpicas. É nesse nível", afirma o professor James Logan, chefe do departamento de controle de doenças da Escola de Higiene de Londres e Medicina Tropical, em entrevista ao jornal britânico "The Guardian". Estima-se que os cachorros têm um olfato entre 10 mil e 100 mil vezes melhor que a do ser humano médio.
Os estudos com…

Polícia fecha fábrica clandestina que falsificava cerveja em Ibaté

Imagem
Na tarde desta segunda-feira (22), equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal e Prefeitura Municipal descobriram uma fábrica que falsificava cerveja na cidade de Ibaté.
PMs tomaram conhecimento que um casal de Ibaté teria sido preso no estado de Goiás com uma carga de cerveja falsificada e descobriram que a produção acontecia em um barracão na rua Ezio Morganti, no Distrito Industrial. Com apoio da Força Tática de São Carlos, os policiais foram até o local e encontraram uma verdadeira linha de produção com 18 pessoas trabalhando.


Os "funcionários" usavam uma cerveja do estado do Paraná de nome Spoller e colocam rótulos e tampinhas de marcas famosas como Brahma, Skol, Antártica e outras marcas.
A vigilância sanitária do município aplicou várias multas e a fiscalização realizou o mesmo procedimento. Após realizada a perícia, alguns exemplares de bebidas e outros materiais foram apreendidos.


A ocorrência está sendo apresentada no plantão  policial de São Carlos, onde o delegado M…

Nuvem de gafanhotos destrói lavoura de milho na Argentina e pode chegar ao Brasil

Imagem
O aparecimento de uma nuvem de gafanhotos na Argentina assustou produtores rurais, assim como entidades do governo do país. Nesta segunda-feira, 22, o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina publicou um mapa com alerta da praga em que é possível ver uma faixa vermelha que representa ‘perigo’. Regiões da fronteira oeste do Rio Grande do Sul estão no alerta dos argentinos.

Ainda nesta segunda, o governo de Córdoba, outra província argentina, também alertou para a passagem dos gafanhotos na região. “O Ministério da Agricultura de Córdoba e o Senasa monitoram a situação. Em Córdoba, ambas as propriedades possuem protocolos de trabalho para serem ativados em caso de entrada da praga”, disse no Twitter.


Segundo comunicado, a nuvem de gafanhotos entrou no país pelo Paraguai no fim de semana. “Deve-se lembrar que em aproximadamente um quilômetro quadrado, até 40 milhões de insetos podem ser mobilizados, comendo pastagens equivalentes ao que 2.000 vacas podem co…

OMS alerta para subnotificação de casos do coronavírus no Brasil

Imagem
A Organização Mundial de Saúde alertou, nesta segunda-feira (22), que o Brasil pode ter mais casos de coronavírus do que os oficialmente registrados. O diretor de emergências da entidade, Michael Ryan, atribuiu a situação às baixas taxas de testagem na população. Ryan apontou que um dos indicativos da subnotificação é o alta taxa de resultados positivos, fato observado no país.
Na semana passada, a OMS havia encontrado indícios de estabilidade no Brasil. No entanto, o país atingiu a marca de um milhão de confirmações da doença na última sexta-feira (19) e 54 mil novos casos foram observados entre domingo e segunda-feira (22).


O diretor de emergências da entidade, Michael Ryan reforçou que o cenário ainda precisa ser analisado com cuidado. Segundo ele, falta entender se os resultados são fruto das mudanças feitas pelo governo na notificação de óbitos e infecções.
A situação do Brasil reflete tendência observada na América Latina. O continente registrou aumento de 25% no número de casos co…

Aumenta procura por divórcio durante a pandemia

Imagem
A procura por divórcio tem aumentado durante o período de isolamento social provocado pela pandemia da covid-19. Segundo a advogada da área de Família e Sucessões, Débora Guelman, o convívio intenso em virtude da quarentena tem sobrecarregado física e emocionalmente as famílias brasileiras.
“Esse isolamento social forçado pela pandemia aumenta o convívio entre os casais e justamente esse aumento do convívio gera conflitos. Por conta disso, a probabilidade de haver mais divórcios é muito maior”, disse Débora Guelman, em entrevista à Rádio Nacional.


A advogada afirma que cerca de 70% dos pedidos de divórcio são iniciados pelas mulheres, e a reclamação mais frequente é a tripla jornada. “Essas mulheres trabalham, cuidam dos filhos e cuidam da casa. Então, elas não aguentam relacionamentos machistas”, afirmou.
No Brasil há dois tipos de divórcios. No mais simples, chamado de “extrajudicial”, casais podem se separar de forma mais rápida, pelo cartório, amigavelmente. Já o divórcio judicial ou…

Detran.SP define cronograma para retomada gradual dos processos de Habilitação

Imagem
Por meio de tecnologia da Prodesp (empresa de Tecnologia do Governo), com sistema de reconhecimento facial para comprovar a identidade de condutores, o Estado São Paulo inicia a retomada gradual das atividades dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados pelo Detran.SP, com aulas remotas. A medida atende demandas iniciadas antes da suspensão do atendimento presencial nas unidades, em 20 de março, em função da pandemia do Coronavírus e beneficia cerca de 50 mil candidatos de primeira habilitação, PCD, mudança de categorias e reabilitação.
A autorização para a realização dos cursos teóricos e práticos será permitida apenas para os municípios que estejam estabelecidos a partir da chamada fase dois (laranja), do Plano São Paulo, do Governo do Estado.


Para que os procedimentos teóricos e práticos sejam realizados com segurança, para alunos e instrutores, o Detran.SP inova com o uso de ferramentas tecnológicas e a adoção de rígidos protocolos sanitários. Com sistema inovador desen…

Mogi Mirim e Mogi Guaçu vão fechar o comércio a partir de quarta-feira

Imagem
As prefeituras de Mogi Mirim e Mogi Guaçu decidiram fechar o comércio e demais atividades autorizadas pela da Fase 2 do Plano São Paulo. A decisão vale a partir de quarta-feira, dia 24, e foi tomada em conjunto, diante da "explosão" de casos confirmados de Covid-19 em Mogi Guaçu e da ocupação total de leitos de UTI destinados ao tratamento da doença em Mogi Mirim.
MOGI MIRIM
A medida terá vigência até 8 de julho em Mogi Mirim. A Prefeitura irá publicar na edição de quarta-feira do Jornal Oficial o decreto que terá validade imediata. Apenas estarão autorizados ao funcionamento os serviços considerados essenciais. “Não queríamos que a situação tivesse chegado a esse ponto, mas a falta de colaboração de uma pequena parcela de pessoas nos deixou sem escolhas”, explicou o prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB).


São considerados serviços essenciais em Mogi Mirim:
- assistência à saúde, incluídos os serviços médicos, hospitalares e laboratórios de análises clínicas, produtos ortopédicos e…

Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Todas as Publicações

Mostrar mais