Pular para o conteúdo principal

Cai o número de candidatos eleitos com títulos religiosos no nome de urna



Candidatos que utilizaram algum título religioso no nome de urna nestas eleições não tiveram tanto sucesso quanto na disputa de 2016. Um levantamento feito pelo G1, a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra que houve uma redução de 10% no número de políticos eleitos que adotaram essa estratégia. Há quatro anos, 541 candidatos a vereador e prefeito conseguiram ser eleitos. Neste ano, foram 485.

Quando separado por cargo em disputa, a queda é acentuada entre aqueles que competiram por uma vaga nas Câmaras municipais. O total caiu de 527 para 469. Já entre os candidatos a prefeito, houve um ligeiro aumento: de 14 para 16 eleitos.



A eleição de 2020 teve um total de 8,7 mil candidatos a vereador, prefeito e vice-prefeito que adotaram títulos religiosos no nome de urna. O título mais usado foi o de "pastor/pastora" e "irmão/irmã". Os candidatos a vereador foram os que mais recorreram a títulos religiosos: 8,2 mil.

No grupo dos vereadores eleitos neste ano, o título de "irmão/irmã" continua sendo o mais usado, seguido de "pastor/pastora". Já entre os que conseguiram chegar ao Executivo municipal, o título "padre" aparece como o mais frequente, repetindo o padrão de 2016.



Na avaliação da professora de sociologia da PUC-RJ Angela Randolpho Paiva, o uso de títulos religiosos por candidatos é parte de um cenário de descrença na política. Para ela, a queda no total de eleitos neste ano pode ser reflexo de um maior acesso a informação por parte dos eleitores.

"A descrença na política representativa é um dos fatores que levam a adesão ao discurso religioso. Com o aumento das igrejas neopentecostais fica mais fácil construir a narrativa desse modo particular de entender os valores cristãos como uma visão de mundo totalizante onde não cabe o pluralismo de ideias e convivência com o diferente. Acho que as pessoas estão se informando mais e fazendo avaliação do desempenho dos políticos. Esse é um efeito pedagógico da prática democrática", observa Angela.



PSD lidera lista de vereadores eleitos

O recorte por partido político mostra que o PSD, o PP e o Republicanos foram os que mais conseguiram eleger vereadores que utilizaram títulos religiosos. No outro extremo, Rede, PSOL e DC elegeram apenas um candidato. Já entre os prefeitos, a lista é liderada por PL, PP e PSB.

Ainda é cedo para falar em mudanças, avalia especialista
Na avaliação do professor de ciência política da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) Vitor Peixoto, ainda é cedo para falar em algum mudança de cenário. Para o professor, a queda do total de eleitos é, aparentemente, residual. Peixoto lembra que alguns partidos competiram com candidatos vindos de instituições religiosas, mas não adotaram o título no nome da urna.



"Não saberia dizer se uma queda de 10% é muito ou pouco. A minha hipótese é que se trata mais de uma variação residual do que um fenômeno de alteração. É preciso lembrar que muitos eleitores já conheciam os candidatos vinculados a instituições religiosas. Diante disso, muitos candidatos competiram sem utilizar o título religioso como forma, justamente, de não evidenciar essa relação", explica Peixoto.

De acordo com o professor da UENF, outra explicação para a queda do total de eleitos pode estar relacionada ao fim das coligações para cargos proporcionais, que afetou a competição entre os candidatos por uma vaga nos Legislativos municipais.



"O fim das coligações trouxe imprevisibilidade para esta eleição. Adicione isso à desorganização e descoordenação da base conservadora do presidente Bolsonaro, sobretudo porque ele não está em nenhum partido no momento", afirma Peixoto.

*Com informações de G1.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for