Pular para o conteúdo principal

Projeto que altera Lei de Improbidade “abre portas para corrupção”, diz Alvaro Dias



O senador Alvaro Dias afirmou esta terça-feira (28/09), em audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que o projeto que altera a Lei de Improbidade, ao invés de modernizar a legislação, promove retrocessos que abrem as portas para a impunidade e para a corrupção.

Para o líder do Podemos, a proposta, da forma como está elaborada, entre outros pontos, dificulta a condenação; gera insegurança jurídica; aumenta o risco de prescrição da punição; extingue a ação administrativa; reduz para 360 dias o prazo para a investigação; exclui os partidos políticos e suas fundações de responder por improbidade mesmo que desviem recursos públicos; e impede o afastamento por mais de 180 dias do acusado de improbidade do cargo.

“É um retrocesso incrível. Ao invés do avanço proposto, defendido durante campanhas eleitorais, o que se busca agora é a facilitação, a abertura de portas para a corrupção na administração pública”, ressaltou o senador. “Em vez de Lei de Improbidade, Lei de Impunidade. O que há é uma flexibilização excessiva que vai na contramão da exigência da sociedade, que é rigor absoluto no combate à corrupção”.

Durante a audiência, Alvaro Dias criticou também a pressa para se votar o projeto. “Mesmo antes da hora já se estava prevendo a votação da proposição, na tarde de amanhã, no plenário do Senado. A matéria não estava instruída, mas já estava pautada na ordem do dia”, assinalou.


O líder do Podemos observou ainda que o país vive já há alguns anos uma série de retrocessos no combate à corrupção. “A percepção que há na sociedade é de que a corrupção se alargará em razão dos retrocessos que estamos vivenciando a partir 2019, quando geramos uma expectativa extraordinária de avanços em 2018 no pleito eleitoral”.

A audiência pública foi solicitada por Alvaro Dias após receber apelos de diversas entidades da sociedade civil, que demonstraram preocupação com o risco de que as mudanças previstas na Lei de Improbidade resultem no aumento dos índices de impunidade, dos casos de corrupção e de dilapidação do patrimônio público.

Ao solicitar a audiência pública, ele explicou que o projeto original de modificação na Lei de Improbidade Administrativa, de autoria do deputado Roberto Lucena, tinha o propósito de aperfeiçoar a legislação e avançar no combate à impunidade. Contudo, durante sua tramitação na Câmara, a proposta sofreu diversas mudanças que podem levar ao retrocesso. “O objetivo da modernização da Lei de Improbidade, que foi o motivo da apresentação do projeto pelo deputado Roberto de Lucena, não pode ser desvirtuado”, finalizou.



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Condutores de ambos os veículos envolvidos em acidente na SP 191, são moradores de Conchal

Um trágico acidente na noite deste sábado (13) na rodovia "Wilson Finardi" - SP-191, próximo ao Centro de Ressocialização, deixou duas pessoas mortas e uma pessoa ferida. Um casal de idosos, residentes do Distrito de Tujuguaba, foi vítima fatal do incidente, que envolveu dois os veículos. Segundo informações preliminares da polícia, o acidente ocorreu por volta das 19h30, quando um carro Volkswagen/Gol, conduzido por um homem de 72 anos, e sua esposa, de 70 anos. Infelizmente, houve uma colisão frontal com um Honda/Civic, também operado por um morador local. Os Bombeiros Militares de Mogi Guaçu e os Bombeiros Municipais de Mogi Mirim foram rapidamente acionados para prestar socorro, porém, lamentavelmente, o casal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do acidente. O condutor do Honda Civic, de 74 anos, foi encaminhado à Santa Casa com ferimentos leves. A Intervias, concessionária responsável pela administração da rodovia, também prestou os primeiros